skip to Main Content

Frango Frito à Passarinho

O frango à passarinho tem uma origem discutível. Há quem afirme que faz parte da culinária portuguesa. Mas há aqueles que defendem que foi no Brasil que surgiu. Um dono de restaurante em São Bernardo do Campo, que serve o prato desde 1949, explica que “o frango é chamado assim porque é cortado em pedaços menores” e que os pedaços menores se assemelham a um “passarinho”.

Frango Frito à Passarinho

Seja qual for a origem, é um dos petiscos mais conhecidos nos botecos brasileiros, sendo servido com vários acompanhamentos, com molho tártaro, com molho de alho, com alho torrado e salsinha, cada um realçando o sabor do frango frito à sua maneira, mas mantendo o corte pequeno dos pedaços.

Lá em casa, esse é um dos petiscos favoritos. Além do mais, pode também ser o prato principal de for acompanhado de arroz branco e salada. Como tem gente que adora o frango à passarinho, mas não sabe fazer, eu resolvi partilhar essa receita que um amigo meu, dono de boteco, me ensinou. Você vai ver que esse frango à passarinho aqui fica sequinho de verdade.

Por isso, se você vai receber visita e não sabe o que vai servir para os seus convidados, essa receita aqui foi feita para você. Confira que vale a pena! Ah, eu frito os pedacinhos de frango no óleo, mas você pode fazer no air fryer (fritadeira elétrica) se você tiver um.

Rende 5 porções com aproximadamente 198 Kcal cada porção

Veja também: Gratinado de frango na travessa

Ingredientes

  • 1 kg de frango cortado em cortes pequenos
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de shoyu
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 1/2 colher de sopa de colorau ou colorífico
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 colher de sopa de salsinha desidratada
  • 1 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão
  • Sal a gosto

O que fazer

Colocar o frango em um recipiente e temperar com azeite, shoyu, mostarda, colorau, alho, vinagre e sal a gosto.

Misturar bem o tempero no frango, massageando os pedaços cortados.

Cobrir e deixar marinando por pelo menos 30 minutos.

A seguir, fritar em óleo quente, no fogo médio, até dourar.

Com a ajuda de uma escumadeira, retirar o frango à passarinho e transferir para uma peneira de alumínio.

Nota: ao contrário do que se pensa, o papel toalha não é o melhor para absorver a gordura, pois ele encharca ainda mais. Use sempre uma peneira de alumínio para qualquer tipo de fritura.

Veja também

Back To Top