Você tem essas manchas? Confira os sinais de alerta para um possível câncer de pele
Mesmo que o câncer de pele seja diagnosticado com mais frequência no Brasil, correspondendo a aproximadamente 30% de todos os tumores malignos, suas chances de cura são grandes, especialmente quando é descoberto e tratado precocemente.
Mesmo com a baixa mortalidade, essa doença pode causar mutilações bastante expressivas, especialmente quando não tratada adequadamente.
Esse câncer costuma atingir uma maior quantidade de pessoas de pele clara e acima de 40 anos, sendo raro em crianças e negros. Porém, a média de idade dos pacientes com essa enfermidade vem diminuindo por causa da constante exposição dos jovens aos raios solares.
O tumor costuma aparecer em qualquer parte do corpo, nas mucosas ou na pele, na forma de sinais, manchas e pintas.
Já nas pessoas de pele negra, ele costuma se desenvolver nas áreas mais claras, como sola dos pés e palma das mãos.
Dê atenção aos sinais
Manchas pequenas de cor marrom
Se você notar o surgimento de novas manchas pelo corpo, especialmente se a forma delas for irregular, não ignore esse sinal e busque ajuda médica. Geralmente, a densidade, o tamanho e a cor são totalmente diferentes das demais.
Modificações nas manchas
Médicos oncológicos criaram a regra do abecedário, que pode ser usada para guiar a pessoa a identificar de maneira correta essa mancha.
A – Assimetria: Se essa pinta, ao ser dividida em duas partes, tiver um formato irregular, pode ser considerada uma suspeita de câncer.
B – Borda: A pinta comum deve ter as bordas lisas, se você notar algum tipo de recorte, semelhante a um mapa, pode ser considerado suspeita.
C – Cores: Quanto mais diferente é a cor da pinta (branca, cinza, preta, vermelho, cinza-azulado), mais preocupante é.
D – Diâmetro: se a pinta apresentar um tamanho maior que 6 milímetros, as pintas são vistas com maior risco de tumor.
E – Elevação: Os especialistas falam que uma pinta que cresce progressivamente em tamanho ou muda sua forma deve ser cuidadosamente investigada.
Dificuldade em cicatrizar feridas
As células acabam perdendo o poder de se regenerar quando apresentam alguma modificação maligna, o que dificulta a cicatrização de feridas.
Cor da mancha ultrapassa a borda
Se você notar que o pigmento da sua mancha começa a se misturar com a pele ao redor da mancha, cuidado, pois isso pode significar uma alteração no funcionamento das células. Procure um médico para ter um diagnostico correto.
Processo inflamatório
Se a mancha começar a ficar com a borda avermelhada, como se estive com algum tipo de irritação, ao redor da mancha, isso pode demonstrar sinal de uma inflamação e que pode resultar em um tumor.
Área sensível e dolorida
Se a pinta ou mancha estiver dolorida ou sensível, é aconselhável que você faça uma avaliação completa com um médico especialista.
Qualquer um dos sintomas citados acima servem de alerta para você ir procurar um médico o quanto antes, para realmente ter um diagnóstico correto sobre o caso.