Você sofre com dores de cabeça, inchaço e cansaço? O problema pode estar no seu intestino!
O intestino é um órgão do nosso corpo extremamente importante, pois ele é responsável pela saúde e bem estar do nosso organismo.
Os cuidados rotineiros que temos com o nosso intestino, ajuda a prevenir diversas doenças, promove nosso conforto intestinal e até mesmo alcançar a boa forma.
Se você não seguir uma alimentação equilibrada, pode sentir muito inchaço, problemas digestivos, letargia, mau hálito e prisão de ventre.
Pensando nisso, reunimos as 5 melhores maneiras de manter a saúde do seu trato gastrointestinal. Veja:
1 – Beber a coisa correta
Parece algo muito simples, porém para centenas de pessoas isso é um hábito muito difícil. O aconselhável é beber aproximadamente três litros de água por dia, pois isso ajuda a expelir rapidamente as toxinas presentes em nosso organismo. Alguns líquidos podem ajudar o trato intestinal, como os sucos de frutas naturais e smoothies verdes.
2 – Cascas de Psyllium
Essas cascas das sementes dessa planta natural da Índia e norte da África são indicadas para a limpeza do trato-intestinal.
Graças à mucina presente nas cascas da folha, a água no trato gastrointestinal aumenta e se expande, melhorando a digestão e eliminando com mais facilidade as toxinas. Quando você as ingere, é preciso beber muita água, no mínimo um copo de liquido por porção dessa semente.
3 – Argila medicinal
A argila medicinal faz uma limpeza no trato-intestinal, eliminando o colesterol, bactérias nocivas e outras diversas contaminações. Ela também ajuda a eliminar uma boa quantidade de problemas de saúde, como o intestino irritável, dores no estomago e inchaço.
Em sua composição está presente minerais como o selênio, ferro, cálcio, magnésio e cobre que neutralizam o ácido estomacal.
Seu consumo pode ser feito com ou sem água. Se o sabor não te agradar, pode optar pelas capsulas, mas é essencial interromper o uso após três semanas de tratamento.
4 – Plantas amargas
Para que você tenha uma flora intestinal saudável, ervas e vegetais que possuem o sabor amargo são ótimas. As plantas amargas ajudam a mucosa do intestino a remover as bactérias, toxinas nocivas e vírus.
Entre elas, nós temos a urtiga, angélica, dente de leão e a alcachofra. Você pode consumi-las em forma concentrada ou chá. Para um tratamento mais intensivo, consuma várias vezes ao dia e por três semanas seguidas.
5 – Alimentação saudável
Quando adotamos uma dieta pobre em fibras, como alimentos industrializados e poucos saudáveis, isso sobrecarrega a função digestiva do intestino, comprometendo negativamente a flora intestinal.
Para que você tenha uma boa digestão, evite se alimentar com comidas industrializadas, consuma alimentos ricos em fibras e frescos, e balanceie os alimentos ácidos com os básicos.
Entre os ácidos, é essencial consumir oleaginosas, como castanhas, e leguminosas, como feijões e lentilha.
Já os básicos, não se esqueça do espinafre, beterraba. Maçã, cenoura, erva-doce, brócolis, kiwi e ameixa.