skip to Main Content

Você dorme com os pés para fora? Então saiba que a ciências tem uma notícia para te dar

Cada pessoa tem seu jeitinho peculiar de dormir. Enquanto alguns preferem dormir de barriga para cima, outros já gostam de pegar no sono de bruços ou de ladinho, pois cada um tem a sua posição preferida para pegar no sono.

Além disso, tem aqueles que dormem completamente cobertos, enquanto alguns já colocam seus pés para o lado de fora das cobertas para finalmente cair no sono.

Mesmo parecendo que isso seja uma insensatez, esses detalhes podem fazer toda a diferença para ter qualidade de sono. Pelo menos, é isso que dizem os especialistas.

Há vários estudos que afirmam que dormir com os pés de fora está ligado diretamente à qualidade de sono de cada pessoa.

Isso porque, a temperatura baixa faz com que a pessoa se sinta mais sonolenta do que quando está com o corpo mais quente.

Quem afirma isso é a pesquisadora Natalie Dautovitch, da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos. Para a estudiosa, atitudes que “refrescam” nosso corpo garantem uma melhor noite de sono.

De acordo com um estudo realizado, o corpo humano inicia um processo de esfriamento assim que começa a adormecer.

O nosso organismo costuma esfriar até dois graus nos estágios mais profundos do sono, o que revela que é forte a relação entre dormir e a temperatura.

Lembramos que, entre os animais, vários hibernam durante o inverno nas regiões onde as temperaturas atingem abaixo de zero, como os ursos polares, por exemplo.

De acordo com a pesquisadora, uma temperatura mais baixa é capaz de nos causar grande sonolência.

Muitos estudiosos afirmam que, para que possamos dormir melhor, devemos tomar banhos quentes antes de deitar. Isso estimula nosso corpo a baixar a temperatura de maneira natural, aumentando o sono.

“Como às vezes nosso corpo fica muito quente antes de dormir, acredito que muita gente tira o pé para fora da coberta para esfriar o corpo”, explica ela. “A pele dos pés e das mãos são as únicas que tem estrutura vasculares responsáveis por diminuir o calor”.

Para a cientista, o sono tem mais qualidade quando a temperatura não chega em 20°. “Assim, colocar seus pés para fora da coberta pode ser ideal para uma boa noite de sono tranquilizante”, conclui Natalie. “Dormir com os pés fora das cobertas faz a temperatura do corpo diminuir, causando relaxamento”.

Ainda de acordo com ela, o calor em excesso impede que nosso corpo descanse. Os pesquisadores afirmam que a temperatura do corpo começa a diminuir um pouco antes de adormecer e que, nos estágios mais profundos do sono, nossa temperatura fica em torno de um ou dois graus abaixo do normal.

Sendo assim, se você costuma dormir com seus pés para fora das cobertas, continue com esse hábito, se deseja ter uma boa noite de sono.

Agora, se você não tem esse costume, tente experimentar, principalmente se não anda dormindo bem.

Back To Top