skip to Main Content

Sopa de Mandioca com Carne

Hoje eu trago aqui essa sopa de mandioca com carne, que era uma receita que minha avó sempre fazia quando eu era criança. Nessa época, eu confesso que eu não gostava muito, até porque criança não gosta de sopa hehehe.

Mas eu cresci e aprendi a gostar, ainda mais naquelas épocas mais frias do ano, em que uma sopa quentinha no jantar é a melhor pedida. Além de muito nutritiva, a sopa de mandioca é muito econômica, pois os ingredientes são bem baratinhos.

Sopa de Mandioca com Carne

Além da mandioca e da carne, esse receita também leva cenoura. Mas você pode colocar os vegetais que quiser. Uma dica é aproveitar o que sobrou de outros pratos e agregar na sopa. Você também pode colocar folhas verdes, como espinafre ou couve, o que deixa essa sopa ainda mais deliciosa.

Essa sopa de mandioca com carne é perfeita para quem não tem muita experiência na cozinha, pois o passo a passo é todo muito simples, não tem segredo nenhum, não precisa prática nem habilidade, basta seguir o passo a passo que eu ensino tudinho

Aqui em casa eu já fiz essa sopa com vários tipos de carne. Você pode usar patinho, coxão mole, acém que a diferença não é muita. Vai depender do seu gosto pessoal. Faça essa receita na sua casa que eu tenho certeza que todo mundo vai gostar, inclusive as crianças!!

Sopa de Mandioca com Carne

Veja também: Caldo de Mandioca com Bacon
Veja também: Caldo de Mocotó

Ingredientes

  • 500 g de carne em cubos
  • 1 kg de mandioca em pedaços
  • 2 cebolas picadas
  • 1 dente de alho picado
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 cubo de caldo de carne ou de costela
  • 1 cenoura fatiada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 5 xícaras de chá de água
  • 1/4 de xícara de chá de salsa picada para decorar

O que fazer

Aquecer o óleo e dourar a cebola e o alho, em fogo médio.

Colocar a carne e fritar até ficar dourada.

A seguir, esfarelar o caldo de carne, temperar com sal e pimenta.

Acrescentar a cenoura, a mandioca e refogar por cerca de 5 minutos.

Adicionar a água, tampar a panela e cozinhar por aproximadamente 25 minutos ou até a mandioca ficar macia. Mexer de vez em quando.

Quando a mandioca estiver macia, retirar alguns pedaços de mandioca  da panela, amassar com a ajuda de um garfo e voltar para a panela.

Caso seja necessário, acrescentar mais água e cozinhar por mais 5 minutos.

Transferir para uma sopeira ou travessa e decorar com a salsa.

Veja também: Molhos Bechamel, Madeira, Pesto e Bolonhesa

Back To Top