Saiba que: roer as unhas é sinal de que sua saúde pode estar em perigo
Você já ouviu falar em onicofagia? Se não ouviu, saiba que certamente conhece alguém que sofre com esse problema e desconhece.
Onicofagia é o nome cientifico do costume de roer as unhas constantemente e tem relação direta com inúmeras doenças.
Se você se interessou pelo assunto? Quer saber mais? Continue lendo esse artigo que vai te explicar detalhadamente o assunto.
Se você gosta de roer as unhas ou conhece alguém que faça isso, esse artigo foi feito especialmente para você.
De acordo com informações vindas de estudos científicos, esse mau hábito compulsivo pode trazer muitos prejuízos a saúde do seu organismo.
Se você está entre essas pessoas que roem as unhas, saiba que o aconselhado é que busque urgentemente ajuda de um especialista para se livrar o quanto antes desse hábito negativo.
O que é onicofagia?
Mesmo que muitas pessoas acreditem que esse hábito de roer as unhas seja um TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, esse costume está relacionado diretamente a transtornos de ansiedade generalizada, hiperatividade e déficit de atenção.
Graças a esses transtornos, muitos pacientes já contaram que ficam muito mais calmos quando começam a roer as unhas.
O que é preciso fazer para parar com isso?
Conforme informações dos especialistas, os pacientes que enfrentam esse problema precisam procurar ajuda médica especializada o mais rápido possível para começar a tratar esse problema muito comum entre as pessoas.
Quais são as consequências de roer as unhas?
Logicamente que, a onicofagia vai trazer muitos prejuízos à saúde. Isso porque, aos colocarmos as mãos diretamente na boca, especialmente as unhas, podemos estar levando milhares de germes e bactérias para dentro do nosso organismo, o que pode causar infecções tanto no intestino quanto na boca.
Sem falar que, a pessoa que fica roendo suas unhas desde a infância vai enfrentar outro tipo de impacto psicológico em seu convívio social, acarretando complexos de inferioridade.
Lembre-se que, roer as unhas não é um hábito saudável e que tem tratamento médico muito eficaz. Se você sofre com isso, não deixe de procurar ajuda médico especializada o quanto antes. Vá ao posto de saúde e consulte um especialista.