Saiba qual é a planta milagrosa que ‘desliga fome’ e seca a barriga
Você já imaginou desfrutar de um ingrediente capaz de diminuir a fome e, o melhor, sem causar nenhum tipo de efeito colateral?
Quem está tentando perder peso, sabe o quanto é importante reduzir o apetite, não é mesmo?
E, de acordo com novos estudos, essa realidade está muito perto, pois os cientistas descobriram um composto que pode conseguir inibir a fome.
Pode ser que você não saiba, mas a obesidade está sendo vista como uma epidemia no Brasil, pois temos aproximadamente 18 milhões de obesos. E, se formos considerar todas as pessoas que estão acima do peso, esse número sobe para mais de 70 milhões.
Os motivos que causam a obesidade são vários: metabolismo lento, má alimentação, fatores psicológicos, genéticos e sociais.
Por isso, se tivesse algum remédio baratinho e simples que conseguisse diminuir o apetite a longo prazo e com segurança, logicamente que isso seria um grande milagre na vida de milhares de pessoas.
Pois, estudiosos alemães da Helmholtz Zentrum Munchen acreditam que finalmente encontraram o tão desejado ‘emagrecedor’.
De acordo com eles, os especialistas em emagrecimento costumam pedir que as pessoas obesas percam de 5% a 10% do seu peso corporal por ano, um objetivo que muitas vezes não é atingido. Só quem enfrenta distúrbios alimentares sabe o quanto é difícil emagrecer.
Composto emagrecedor
Esse composto que promete emagrecer é originário de uma planta medicinal chinesa.
O composto ganhou o nome de celastrol e é produzido com extratos da planta chamada de “trovão de Deus videira”, que é natural do sul da China.
Ao longo dos anos, essa planta tem sido testada como um tratamento potencial para artrite reumatoide e alguns tipos de câncer.
Porém, foi somente no ano de 2015 que os pesquisadores examinaram pela primeira vez a sua eficácia no combate à obesidade.
Eles constataram que, em ratos obesos, o composto extraído da planta ativava os centros de saciedade localizados no cérebro e, acabava “desligando” a fome.
A revista Diabetes divulgou um estudo sobre o celastrol e qual é o seu impacto na obesidade.
Segundo ela, o celestrol é capaz de ativar mecanismos do próprio corpo para controlar o peso. Já nas pessoas que já estão acima do peso, esse mecanismo está desligado.
A leptina, um hormônio que é liberado pelo tecido adiposo, é que oferece a sensação de saciedade. Quando esse hormônio é ativado e se junta aos receptores, nosso organismo recebe o sinal de que está satisfeito.
No entanto, algumas pessoas são resistentes a esse hormônio, o que provoca excessos em suas alimentações e, fica acima do peso.
Esse estudo indicou que o celastrol é capaz de restaurar a sensibilidade ao hormônio, e consequentemente, dar a sensação de saciedade.
Conforme informações dos pesquisadores, os experimentos realizados nos ratos obesos revelaram que a administração da sustância teve como resultado um menor consumo de alimentos, fazendo com que eles perdessem 10% do peso corporal em apenas 1 semana.
Eles acreditam que esses resultados podem se repetir em humanos, já que são muito semelhantes em ambas as espécies (humanos e ratos) o sistema de leptina.
Nos Estados Unidos, de acordo com a revista Veja, já estão sendo conduzidos alguns testes em pessoas. E, mesmo que o remédio esteja disponível a médio prazo para consumo humano, um medicamento que consegue controlar a fome e não oferecer mudanças no estilo de vida, como uma alimentação saudável e atividade física diária, atitudes que devem continuar sendo feitas, pode fazer qualquer tratamento contra a obesidade dar certo.