Sagu de Vinho Tinto Fácil de Fazer
Quando eu vou ao restaurante, eu sempre como sagu na sobremesa. Sério, eu sou apaixonada por sagu, principalmente quando ele é feito de vinho tinto. Por isso que hoje eu vou ensinar vocês da fazer um sagu de vinho tradicional rápido e fácil de fazer.
Para quem não sabe, essa sobremesa surgiu na Serra Gaúcha pelos imigrantes europeus que se instalaram naquela região, unindo a culinária europeia com a culinária nativa. Isso porque o sagu é feito com bolinhas de fécula de mandiocas cozidas, que era um dos principais alimentos dos índios da região sul do país.
O sagu é uma sobremesa menos doce e o seu aroma é inconfundível, remetendo imediatamente ao ingrediente utilizado, que pode ser o vinho, o suco da uva e, inclusive, o leite, sendo esse último mais utilizado entre as famílias de origem alemã.
Como fazia um bom tempo que eu não fazia sagu de vinho tinto, hoje resolvi prepará-lo e também ensinar para vocês essa sobremesa que é uma delícia, além de ser bem econômica, pois os ingredientes custam baratinho.
Nessa receita eu usei um pacote inteiro de sagu, que tem 500 gramas, mas, se você quiser, pode fazer menos, diminuindo pela metade a quantidade dos ingredientes. Mas você pode fazer bastante porque o sagu dura até 5 dias na geladeira sem perder o sabor. Se você estava procurando uma sobremesa fácil de fazer, barata e saborosa, essa receita foi feita para você.
Sagu de Vinho Tinto Fácil de Fazer
Rende 10 porções com aproximadamente 165 Kcal cada porção
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de sagu
- 6 xícaras de chá de água (para hidratar o sagu)
- 4 xícaras de chá de água (para cozinhar o sagu)
- 3 xícaras de chá de vinho tinto suave (ou suco de uva de garrafa)
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 pedaço de canela em pau
- 10 cravos da índia
O que fazer
Vamos começar hidratando o sagu. Despeje o sagu numa panela e coloque as 6 xícaras de água. Cozinhe em fogo alto, mexendo sem parar para não grudar, até começar a ferver.
Quando levantar fervura, abaixe o fogo e mexa por mais 10 minutos. Tire o sagu do fogo e passe por uma peneira, lavando bem com água corrente e escorrendo bem.
Feito isso, transfira o sagu escorrido para uma panela e acrescente as 4 xícaras de chá de água. A seguir, leve a panela ao fogo alto, deixando cozinhar até começar a ferver. Não pare de mexer.
Quando começar a ferver, abaixe o fogo e vá mexendo até o sagu ficar quase transparente (aproximadamente 15 minutos). Tire o sagu do fogo e transfira agora para uma tigela. Reserve.
A seguir, coloque o vinho tinto, o açúcar, a canela e os cravos da índia numa panela, misture bem e leve ao fogo médio. Quando levantar fervura, despeje o sagu que você tinha reservado na panela. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e transfira o sagu para uma travessa ou tigela. Espere amornar e coloque na geladeira por aproximadamente 3 horas para o doce ganhar consistência. Sirva a seguir.