skip to Main Content

Rocambole de limão de dar água na boca

Os apaixonados por receitas de limão não podem perder essa receita. É o nosso caso aqui em casa, onde todo mundo adora qualquer coisa que tenha limão, principalmente rocambole de limão.

Ao contrário do bolo tradicional, temos aqui uma receita diferente no formato, que é o rocambole. O ingrediente principal é, claro, o limão.

A origem do rocambole

Não se sabe ao certo onde surgiu o rocambole, mas uma das teorias mais aceitas é que surgiu na França, na cidade de Lyon, sendo recheado de chocolate. Outros dizem que foi em Paris, recheado com avelãs.

O certo é que surgiu na altura do Natal, quando Napoleão Bonaparte mandou fechar a abertura das chaminés das casas, por supostamente deixarem o frio entrar, causando enfermidades (na Europa, ao contrário do Brasil, o Natal é no inverno). O rocambole lembrava o tronco da árvore de Natal.

Outra curiosidade é que, em francês, a palavra rocambole significa “aventura fantástica”. Assim, surgiu o romance-folhetim As proezas de Rocambole, do francês Ponson du Terrail, onde o personagem Rocambole era uma espécie de anti-herói, mestre em tramoias sempre com o objetivo de ludibriar alguém e obter vantagens indevidas.

VEJA TAMBÉM: Farofa com carne seca: fácil e rápido

No Brasil, as Aventuras de Rocambole passaram a ser publicadas no Jornal do Comércio, do Rio de Janeiro, em finais do século 19, em formato de folhetim, com as suas peripécias de herói-vilão sendo ansiosamente aguardadas pelos leitores que compravam o jornal.

Foi daí que surgiu a expressão “rocambolesco”, que significa uma aventura delirante, enrolada como um bolo, cheia de imprevistos e peripécias.

Rocambole de limão

rocambole de limao

Confira agora como preparar esse delicioso rocambole de limão e arrase na receita. Rende 10 porções.

Ingredientes

  • 5 ovos (claras e gemas separadas)
  • 3/4 de xícara de chá de açúcar
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de manteiga-derretida
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Recheio

  • 2 colheres de chá de gelatina sem sabor
  • 1 colher de sopa de água fria
  • 1 e 1/2 colher de sopa de água quente
  • 2 claras
  • 1/4 de xícara de chá de açúcar
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de raspa de limão

O que fazer

Vamos começar pela massa. Comece batendo as claras em neve. Reserve.

As gemas você mistura com açúcar em banho-maria, aquecendo mais ou menos 60 graus. Retire do fogo e bata até a mistura formar picos mole.

Delicadamente, adicione a farinha com o sal à mistura. Também delicadamente, acrescente a baunilha e a manteiga, uma colher de sopa de cada vez.

Acrescente as claras em neve, delicadamente. Forre uma assadeira de 37,5 x 25 cm com papel manteiga e coloque a mistura nela.

Leve ao forno pré aquecido a 180 graus e asse por 18 minutos. Retire a forma do fogo e vire a massa obtida sobre uma superfície forrada com papel-manteiga e polvilhada com açúcar de confeiteiro.

Agora vamos tratar do recheio. Prepare a gelatina segundo as instruções da embalagem. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar aos poucos. Delicadamente, misture a gelatina com a água, o suco de limão e as raspas de limão.

Chegou a hora de montar o rocambole. Retire o papel-manteiga do bolo, espalhe sobre a sua superfície o recheio de limão, apare as bordas e enrole.

Deixe embrulhado em papel-manteiga até esfriar. Quando estiver frio, retire o papel e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

VEJA TAMBÉM: Coxinha de brigadeiro: Aprenda a fazer, ótimo para vendas

 

Back To Top