skip to Main Content

Rabanada Sequinha

O Natal já passou mas sempre é tempo de preparar uma rabanada sequinha, gostosa como ela só. Se você gosta de rabanada mas não sabe como fazer, chegou ao lugar certo. Hoje eu trago aqui essa receita que irá saciar a sua vontade.

Rabanada Sequinha

Por mim, era Natal o ano inteiro, porque rabanada é um quitute que eu como em qualquer época do ano. Não só a rabanada, mas aquelas comidas todas gostosas não deveriam ficar restritas a um período especial. Aqui em casa, eu faço sempre que posso, porque o pessoal adora.

Se você está cansada de jogar pão fora, essa é a oportunidade de aprender a fazer uma receita que leva justamente o pão do dia anterior. Aqui em casa, eu não jogo nada fora, tô sempre fazendo pudim de pão velho e rabanada.

Origens da Rabanada

Não se sabe ao certo a origem da rabanada, mas ela aparece em livros de receitas espanhóis do século XV. No início do século XX, era muito comum encontrar rabanadas servidas com jarras de vinho nas tabernas de Madrid.

Em Portugal, a rabanada é chamada de “fatias de ovos” ou “fatias douradas”. Na França, um preparado similar é conhecido como “pain perdu” (pão perdido), que é feito na chapa em vez de ser frito no óleo. Nos países de língua inglesa, a rabanada é conhecida como “french toast” (torrada francesa) enquanto em muitos países da América Latina é conhecida “tostadas francesas” ou “pan francés”.

Para deixar a sua rabana bem sequinha, eu tenho um truque que eu conto nessa receita. Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer uma deliciosa rabanada bem sequinha.

Veja também: Pudim de Nozes

Veja também: Gelatina Cremosa

Ingredientes

  • 250 ml de leite
  • 1/2 caixa de leite condensado
  • 3 ovos
  • 3 pães de tipo francês
  • 8 colheres (sopa) de açúcar + 2 colheres (sopa) de canela em pó

O que fazer

Numa tigela, misturar o leite condensado com o leite. Reservar.

Numa outra tigela, colocar os ovos e bater ligeiramente com um garfo ou batedor de arame. Reservar.

A seguir, cortar os pães em rodelas de aproximadamente 3 centímetros.

Passar as rodelas de pão na mistura do leite e depois no ovo batido.

A seguir, fritar as rabanadas em óleo quente. Dourar dos 2 lados e retirar do óleo.

DICA: se não quiser fritar, pode assar as rabanadas em forno pré aquecido a 180° Celsius, deixando por 15 minutos de cada lado em cima de uma assadeira forrada com papel manteiga e depois untada com manteiga por cima do papel.

Colocar as rabanadas fritas para secarem em uma peneira de alumínio.

DICA: não usar papel toalha, pois senão suas rabanadas ficarão encharcadas de óleo.

Feito isso, passa cada rabanada na mistura de canela com açúcar.

Servir em seguida.

Veja também: Mousse Gelada de Maracujá

Back To Top