skip to Main Content

Quindão cremoso, fácil e rápido

Se um quindim já é uma delícia, imagina um quindão cremoso. É o sonho de consumo de todos aqueles que gostam de um quindim bem gostoso.

Quindão cremoso

quindao cremoso

É um doce que tem suas origens nos conventos portugueses, mas que foi adaptado no Brasil, tendo sido trocada a amêndoa portuguesa pelo nosso coco bem tropical.

Em Portugal, foram as freiras de Leiria que criaram o doce para evitar o desperdício de gemas, já que elas usavam as claras para engomar suas roupas.

VEJA TAMBÉM: 3 bolos mais procurados da internet

No Brasil, as escravas africanas dos engenhos acabaram adaptando a receita, tendo sido batizado de quindim, que em banto significa dengo ou encanto, pelo fato de ser um doce bastante delicado.

Agora que você já sabe tudo sobre a origem desse doce bem brasileiro, confira a receita que temos aqui

Ingredientes quindão cremoso

  • 12 gemas
  • 300 g de açúcar
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 1 e 1/2 xícara de chá de coco ralado fresco ou em pacote misturado com 1/2 xícara (chá) de água

O que fazer

Comece passando as gemas por uma peneira. Acrescente o açúcar, a margarina, o coco e misture. Coloque a mistura em uma forma untada generosamente com margarina e polvilhada com açúcar. Deixe descansar por meia hora e cubra a forma com papel alumínio para assar em banho-maria, em forno médio, até começar a cozinhar. Baixe o fogo e fique espetando um palito até ele sair sequinho. Deixe ficar em temperatura ambiente, retire da forma e leve à geladeira.

VEJA TAMBÉM: Maria Mole de liquidificador muito fácil

 

Back To Top