Pudim de Laranja
Eu já fiz pudim de tudo quanto é jeito, mas, quando eu comi esse pudim na casa de uma amiga, eu não resisti e pedi na hora a receita. Acreditem, esse pudim é de chorar por mais.
No outro dia, não tive dúvidas: fiz o pudim lá em casa e ficou uma delícia. Por isso que irei partilhar essa receita de pudim de laranja com leite condensado, super fácil e rápido, que dá para fazer no dia a dia numa boa porque não tem nada de complicado.
Vou confessar que pudim é a minha sobremesa favorita. foi sempre assim desde criança. E esse pudim me trouxe imenso prazer ao comê-lo, que me fez lembrar os pudins que minha avó fazia. Esse então é especial: tem uma textura macia e leva poucos ingredientes.
Para deixar o pudim ainda mais gostoso, eu ensino também a fazer uma calda caramelada de laranja. Imagino que vocês já devem estar salivando só de pensar nessa delícia. Faça hoje mesmo essa receita e receba elogios lá em casa.
Pudim de laranja
Rende 12 porções com aproximadamente 179 Kcal cada porção
Ingredientes da Calda de Laranja
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1/2 xícara de chá de água
- 4 colheres de sopa suco de laranja
Ingredientes do Pudim de Laranja:
- 4 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 300ml de suco de laranja
- 1 colher de chá raspas de laranja (opcional)
O que fazer – calda de laranja
Levar o açúcar ao fogo baixo em uma forma de pudim, mexendo até derreter bem. A seguir, adicionar a água quente aos poucos e mexer sem parar. Adicionar o suco de laranja e mexer sem parar até o açúcar dissolver e a calda ficar bem liquida. Desligar o fogo e reservar.
O que fazer – pudim de laranja
Colocar o o leite condensado, os ovos e o suco de laranja no liquidificador e bater tudo por cerca de 2 minutos ou até ficar tudo bem misturadinho. Se desejar, pode adicionar raspas de laranja e misturar bem, com a ajuda de uma colher. Despejar toda essa mistura na forma caramelada. Cobrir a forma com papel alumínio, tomando cuidado para vedar bem as laterais e assar em forno pré aquecido, 180º Celsius, em banho-maria por cerca de 1 hora ou até firmar.
Dica: a água do banho-maria deve estar fervente quando você colocar para assar o bolo. Para não deixar a forma pretejada, colocar uma colherinha de vinagre.
Retirar o pudim do forno, aguardar esfriar um pouco e levar para a geladeira por 2 horas. Passado esse tempo, é só desenformar e servir.