Pudim de Bolacha Maizena
Afinal, é bolacha ou biscoito que se diz? Pois essa é uma polêmica que não tem fim. A verdade é que ambas as expressões estão corretas, e o uso de cada uma delas vai depender do lugar aonde você mora. O Brasil é o segundo maior produtor de bolachas/biscoitos do mundo. Segundo a ANIB, Associação Nacional da Indústria de Biscoitos, o produto está presente na despensa de 99,9 dos lares brasileiros.
E já que você tem bolacha maizena na sua despensa, que tal aprender uma receita de pudim com essa bolacha, sem leite condensado, uma receita simples e econômica como são todas as receitas aqui do blog?
Ontem, aqui em casa, o pessoal pediu tanto que eu fizesse um pudim com bolacha maizena que eu resolvi ensinar essa receita básica aqui para vocês. Em alguns lugares do Brasil, é conhecido como pudim engana visita ou pudim engana marido. Não me perguntem por quê!
Se você não tiver bolacha maizena em casa, pode fazer com bolacha maria, que dá no mesmo. O resultado é igualmente delicioso. Só muda a marca, pois essas bolachas são tudo a mesma coisa. Ah, tem ainda a bolacha mabel, que também pode ser usada nessa receita aqui.
Se você nunca fez antes um pudim de bolacha/biscoito, que tal começar aqui com esse receitinha fácil e rápida que eu trago aqui hoje?
Pudim de Bolacha Maizena
Rende 12 porções com aproximadamente 179 Kcal cada porção
Ingredientes do pudim
- 400 ml de leite
- 4 ovos
- 11 colheres de sopa de açúcar
- 10 unidades de bolacha maizena (50g)
Ingredientes da calda
- 1 xícara de chá de açúcar
O que fazer
Vamos começar pela calda. Coloque o açúcar numa forma para pudim e espalhe bem pela forma. Leve a forma direto à boca do fogão, em fogo baixo, até derreter e caramelizar. A seguir, espalhe a calda pela forma, virando ela com as mãos. Desligue o fogo e reserve.
Agora, vamos ao pudim. Coloque o leite, os ovos e o açúcar no liquidificador e bata por 1 minuto até misturar bem. A seguir, acrescente adicione as bolachas maizena. Bata por mais 5 minutos. Feito isso, despeje essa mistura na forma caramelizada.
Asse o pudim em banho-maria, em forno pré-aquecido, por aproximadamente 50 minutos ou até ficar firme.
DICA: use água fervente na água do banho-maria.
Retire do forno e espera amornar um pouco antes de desenformar. Leve à geladeira por 2 horas no mínimo antes de servir.