Pão Caseiro Simples e Rápido
Hoje, estava pronta para ir comprar pão na padaria, mas o frio que está fazendo aqui no sul me tirou a vontade de sair de casa. O termômetro estava rondando os 5°Celsius, um horror, que eu achei que iria congelar se saísse à rua.
Para não encarar esse inverno todo, eu resolvi fazer minha receita rápida e simples de pão caseiro, que lá em casa todo mundo adora de tão fofo que fica.
Como é uma receita baratinha, eu fiz bastante para guardar pão para os próximos dias, porque o pão caseiro pode ser armazenado numa boa por até 3 dias que ele não embolora. Sem falar que é muito fácil de fazer.
Essa receita que eu trago aqui eu aprendi com minha avó, é uma receita antiga conhecida como “pão de minuto” ou “pão caseirinho”. Eu comi muito esse pão na infância, com o requeijão também caseiro que minha vó fazia.
Por isso, se você não quer encarar fila na padaria todos os dias, ainda mais com essa pandemia, a receita de pão caseiro simples e rápido é a opção perfeita. E se você está pretendendo ganhar uma grana nessa quarentena, pode fazer esse pão para vender para os seus vizinhos e anunciar no Facebook. Não se esqueça de embalar corretamente e colocar a data de fabricação.
Pão Caseiro Simples e Rápido
Ingredientes
- 250 ml de leite morno
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de café de sal
- 5 g de fermento biológico seco (1/2 pacotinho) ou 15 g fermento fresco
- 100 ml de óleo
- 1/2 colher de sopa de margarina
- 2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo sem fermento
- 1 ovo para pincelar
O que fazer
Coloque o leite em uma tigela grande e acrescente o fermento. Mexa bem até o fermento dissolver todinho. A seguir, coloque o óleo, a margarina, o ovo, o sal e o açúcar. Mexa novamente até formar uma mistura bem homogênea. Mexendo inicialmente com uma colher e depois com as mãos, vá adicionando a farinha aos poucos.
Quanto a massa estiver bem consistente, coloque ela em uma superfície lisa previamente enfarinhada e vá sovando a massa, agregando farinha aos poucos, até ficar bem homogênea. Sove a massa por aproximadamente 10 minutos. Devolva à massa novamente ao recipiente onde estava, cubra com plástico-filme tendo o cuidado de encostar o plástico sobre toda a superfície da massa para não criar crosta. Deixe descansando por 30 minutos. Se estiver muito frio aí onde você mora, coloque a massa dentro do forno desligado.
Agora, chegou a hora de moldar os pãezinhos. Eu gosto de fazer em formato de bolinha, redondinhos. Acomode os pãezinhos numa forma untada e enfarinhada, deixando um espaço de 2 cm de um para a outro. Cubra novamente com plástico-filme, obedecendo o mesmo procedimento, e deixe descansando por mais 40 minutos. Antes de assar, pincele com ovo ligeiramente batido por sobre os pãezinhos para dar aquela corzinha bonita. Asse em forno preaquecido, 180ºCelsius, até dourar.