Pamonha doce igual de feira feita no liquidificador
O milho é um alimento consumido pelos povos originários da América Latina bem antes da chegada de Cristóvão Colombo ao nosso continente. Quando os europeus chegaram por cá, havia várias espécies que foram sendo melhoradas ao longo do tempo, sendo utilizadas para diversas finalidades, pois o milho possui uma grande variedade de combinações. Veja como fazer uma pamonha doce igual de feira!
Pamonha doce igual de feira
No Brasil, o milho verde foi a espécie que se tornou mais popular, sendo consumido de diversas maneiras, cozido, assado, e sendo utilizado em diversas receitas, como a pamonha, o curau, o bolo de milho, sucos, sorvete, entre muitas outras. Também é muito usado como base para rações animais no agronegócio.
Segundo o livro A História da Alimentação no Brasil, do historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro Câmara Cascudo, a pamonha, a canjica, a pipoca, são receitas que tiveram origens com os índios brasileiros. Com a colonização, portugueses e escravos africanos adaptaram e produziram outras receitas.
Não se sabe ao certo a origem da pamonha, mas ela é muito consumida na região centro-oeste, principalmente em Goiás, onde pode ser encontrada em feiras, restaurantes, mercados e nas famosas pamonharias. Ela também é muito popular em São Paulo e Minas Gerais, em que é acrescentado açúcar na sua composição. No Nordeste, a pamonha é doce também e leva leite de coco na receita.
VEJA TAMBÉM: Berinjela a parmegiana: aprenda a fazer esse prato fácil
Se você procurava um lanche delicioso para acompanhar o seu café da tarde, nós temos aqui uma receita de pamonha doce que vai deixar sua casa com um cheirinho contagiante. A receita rende 10 unidades.
Ingredientes da pamonha doce de liquidificador
- 12 espigas de milho verde
- 1 xícara de chá de coco ralado fino
- 1 xícara de chá de água
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 1 colher de café de sal
Modo de preparo
A primeira coisa a fazer é retirar a palha do milho sem rasgá-la, pois ela será o recipiente onde a pamonha será cozida. Para remover corretamente, tire o topo da espiga de milho, pois assim as palhas já não ficam grudadas na espiga, e você consegue removê-las sem rasgar.
A seguir, corte ou rale os grãos de milho rente ao sabugo. No liquidificador, bata o milho com água até obter uma mistura homogênea. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente o sal, o açúcar e misture bem.
Agora, chegou a parte mais importante, que é montar a “embalagem” em que a pamonha será cozida. Forme um copinho com a palha, dobrando-a ao meio e colocando a massa dentro. Com outra palha, faça outro copinho e feche então a pamonha. Amarre as pamonhas com barbante e leve ao fogo em uma panela com água fervente, colocando-as uma a uma.
Cozinhe as pamonhas por 40 minutos e sirva em seguida, quentes, ou espere esfriar.
VEJA TAMBÉM: Rosca rápida de leite condensado e coco