Os médicos alertam: esta doença pode ser fatal, e muita gente pega quando mergulha em uma piscina pública
Nos dias quentes de verão, não tem coisa melhor do que dar aquele delicioso mergulho em uma piscina, não é mesmo? Mesmo que isso nos ofereça relaxamento e frescor, saiba que ter contato com a água da piscina pode nos oferecer alguns riscos.
Estamos nos referindo àqueles fios de cabelos que costumamos encontrar no fundo da piscina, que pode ser uma imensa fonte de germes.
De acordo com Kelly Reynolds, professor da Universidade de Arizona, um adulto pode deixar aproximadamente 14 gramas de substâncias tóxicas toda vez que mergulha em uma piscina.
Isso significa que, ao mergulhar em uma piscina pública você pode estar sendo contaminado por diversas bactérias.
É lógico que, nem todos os germes causam danos em sua saúde, pois a maioria é considerada inofensivo, mas não podemos ignorar os riscos.
Mas será que o cloro não é capaz de eliminar as bactérias?
O cloro é capaz de combater grande parte dos germes, mas não os mais resistentes. Por isso que, antes de você entrar em uma piscina, leve em consideração algumas recomendações.
Sendo assim, para que você evite que outras pessoas fiquem doentes por sua causa, evite entrar na piscina por duas semanas caso apresente diarreia.
Mesmo que não esteja com nenhuma dor, milhões de bactérias da diarreia podem ser liberadas durante o banho de piscina. A regra geral é: antes de entrar na piscina, tome uma ducha.
Engolir a água da piscina também pode te oferecer enfermidades, pois doenças como a criptosporidiose, causada por parasitas, é transmitida de pessoa para pessoa por meio da água.
E tem mais: esses parasitas que oferecem essa doença podem ficar vivos por mais de dez dias, mesmo que a água seja tratada com cloro.
Se você contrair essa doença, certamente irá desenvolver os seguintes sintomas:
- Perda de apetite;
- Febre;
- Diarreia;
- Dores intensas no estomago;
- Perda de peso.
Outras doenças que você pode contrair durante um simples mergulho em uma piscina publica são: infecções de urina, febre tifoide, hepatite A e infecção intestinal.
Além disso, pode apresentar conjuntivite e infeções fúngicas vaginais. Por isso, na hora de se refrescar em uma piscina, tome um pouco mais de cuidado.