skip to Main Content

Nunca use roupa nova antes de lavar: Pode ser fatal

Saiba que não é só as roupas que usamos diariamente que precisam ser lavadas com água e sabão. Pois, até mesmo as roupas novas, que ainda não foram usadas, necessitam ser higienizadas antes de usar.

O motivo para esse cuidado é muito simples, quando não lavamos as roupas novas antes de usar isso pode causar doenças de pele, como a dermatite e até mesmo sarna. Sem falar que esse costume também pode causar intoxicações e problemas respiratórios graves, e até mesmo nos passar pulgas e piolhos.

Um dos maiores problemas da roupa nova sem lavar é que diversas pessoas podem tê-la provado antes de você.

Esse risco também está presente nas roupas que adquirimos pela internet, pois muitas pessoas compram, provam e devolvem.

E, certamente você não vai ser o primeiro a pegá-las, pois elas passam das fábricas para lojas e depósitos.

Outro motivo não menos importante é que, as roupas em geral, inclusive as que são fabricadas em tecido natural, como o linho e algodão, podem passar por vários tratamentos químicos durante seu processo de fabricação.

Quais são as áreas do nosso corpo que estão mais vulneráveis?

De acordo com dermatologistas, quando várias substâncias químicas são aplicadas no tecido, mais riscos temos de apresentar problemas na pele e, os sintomas mais comuns são: erupções que podem virar feridas graves e coceira muito intensa.

As áreas que costumam ser mais afetadas do nosso corpo são justamente as que mais ficam em contato com o tecido, especialmente quando transpiramos, pois o suor pode reagir negativamente quando entra em contato com corantes.

Nádegas, a parte interna da coxa, as axilas e a região íntima são os que mais correm riscos.

O contato com fibras têxteis sintéticas, como a poliamida e o poliéster, pode gravar ainda mais o caso de dermatite graças o intenso atrito com a pele.

O perigo do formol

Além do risco que o contato com tinturas das roupas oferece, o formol também é outra razão pela qual devemos nos preocupar. Mesmo que seja controlado em vários países, o formol é usado durante a fabricação das roupas para garantir a secagem rápida, aparência nova e caimento firme.

Além do mais, quando o inalamos, ele pode provocar inflamações nas nossas vias respiratórias, além do ressecamento das mucosas, espirros e coceiras.

Em quadro ainda mais graves, pode provocar queimação no corpo, falta de ar, intoxicação e muita tosse.

Lavar eliminar a maior parte desses perigos

Para que você não corra nenhum dos riscos citados acima, a solução é muito simples e barata: basta lavar suas roupas novas antes de usá-las.

É muito importante também verificar na etiqueta como você deve fazer a higienização das peças, se pode usar alvejante ou não, se pode ser lavada na máquina ou a seco, se pode passar ferro ou estender no sol.

Normalmente, ácaros, substâncias químicas, fungos e bactérias desaparecem com apenas uma lavagem. Já a lavagem à seco, ela é utilizada para preservar e limpar os tecidos mais delicados, pois não é capaz de remover totalmente os micro-organismo e restos de substâncias químicas como a lavagem com água e sabão.

Back To Top