skip to Main Content

Nunca consuma açafrão se estiver tomando esses medicamentos; saiba o porquê

Certamente você já leu sobre as poderosas propriedades medicinais do açafrão-da-terra, se ainda desconhece, dê uma olhadinha nos nossos artigos anteriores, pois já falamos algumas vezes sobre esse alimento com muitas vantagens para o nosso organismo.

A maioria dos seus benefícios resulta na concentração de curcumina, a substância responsável pela cor amarelada do açafrão.

Vários estudos científicos já revelaram as suas propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas, antioxidantes e antitrombóticas da curcumina.

Por isso que o açafrão, que está presente na culinária, também ajuda a aliviar os sintomas do mal de Alzheimer, câncer, depressão, asma, aterosclerose, coqueluche e insônia.

Quando falamos de condimento culinário, o açafrão-da-terra é o n° na Índia.

Porém, apesar de ser uma substância totalmente natural, ele pode causar alguns efeitos colaterais, especialmente se exagerar na dose ou quando combinado com certos medicamentos.

Logicamente que não estamos dizendo que o açafrão não é benéfico a nossa saúde, mas que pode acontecer algum tipo de interação perigosa quando combinado com certos medicamentos.

Devemos destacar que, os seus componentes benéficos são os mesmo que se tornam prejudiciais, quando você está tomando esses remédios. Veja quais são:

 1 – Antiácidos

Esse condimento é usado para aliviar a síndrome do intestino irritável, uma patologia digestiva acompanhada por um desconforto estomacal e dores intensas.

Mas, quando ingerido juntamente com medicamentos como a ranitidina, omeprazol, cimetidina e famotidina, pode causar várias reações como, dor intensa de estômago, esofágicas, náuseas e inchaço.

2 – Anticoagulantes

Devido ao seu poder anti-trombótico, o açafrão é um anticoagulante natural. Ele é capaz de diminuir os coágulos no sangue, por isso, é perigoso ingeri-lo associado a terapias anti-cogulantes que tratam doenças cardio-vasculares.

Se você consumir o açafrão, ele poderá potencializar os efeitos dessa medicação, aumentando os riscos de hemorragia interna. Entre os remédios anticoagulantes estão o clopidogrel, aspirina e varfarina.

3 – Anti-histamínicos

Se você consumir o açafrão já tomando esse medicamento, saiba que isso poderá lhe trazer reações alérgicas, como erupções cutâneas ou urticária, ou até mesmo anafilaxia e falta de ar, uma reação alérgica que pode ser fatal ao seu organismo.

Se você está tomando algum tipo de anti-histamínico e apresentar algum tipo de sintoma alérgico ao consumir o açafrão, suspenda o uso imediatamente e evite repetir essa combinação.

Para quem não sabe, anti-histamínicos são conhecidos também como anti-alérgicos, que são usados para combater alergias como coriza, urticária e rinite alérgica.

4 – Medicamentos para diabetes

Por ter propriedades capazes de reduzir o nível de glicemia no sangue, o açafrão não deve ser combinado com medicamentos para o diabetes.

Quando consumido com os remédios anti-diabetes, isso pode ocasionar uma queda adicional da glicemia no sangue e levar à hipoglicemia.

O resultado disso será vários efeitos colaterais, como delírios, redução da função cognitiva, tremores, visão turva e ansiedade.

Back To Top