Nhoque de Batata Super Fácil de Fazer
Também conhecido como gnocco (em italiano), o nhoque é um bolinho cozido preparado à base da mistura de batata com farinha de trigo, sendo um prato com origens italianas que é geralmente acompanhado com molho de carne moída, molho de tomate ou molho branco.
Nhoque da sorte
Em São Paulo, existe o costume de procurar restaurantes italianos em busca de nhoque todo dia 29 por causa de uma simpatia que, dizem, traz dinheiro. Ao comer o nhoque, acredita-se que a pessoa terá sorte por 30 dias seguidos.
Reza a lenda que São Pantaleão, num dia 29 de dezembro, andava por um vilarejo italiano vestido como um andarilho. Como ele tinha fome, bateu na porta de uma casa e pediu comida. Na casa, habitava uma família numerosa e bastante pobre. Mas, mesmo assim, eles partilharam a sua comida com aquele desconhecido, cabendo a cada um 7 nhoques. O santo comeu, agradeceu e foi embora. Quando a dona da casa foi recolher os pratos, descobriu que havia um monte de dinheiro embaixo de cada prato.
Daí surgiu a simpatia do nhoque da sorte para atrair dinheiro. A coisa é bem simples. No dia 29 (não precisa ser em dezembro), coloca-se uma nota de dinheiro em baixo do prato e depois separam-se 7 nhoques. Em pé, a pessoa deve mastigar 7 vezes cada um dos 7 nhoques e, a cada nhoque, fazer um pedido. Depois, a pessoa pode comer o restante do prato, de preferência acompanhado de um bom vinho. O dinheiro embaixo do prato deve ser guardado para doar a um mendigo no dia 29 do mês seguinte.
No Brasil, há quem faça o nhoque com mandioca. Se você quiser, pode substituir a batata dessa receita por mandioca que o resultado é igualmente gostoso. No final, eu deixo uma receita de carne moída para você acompanhar o seu nhoque.
Nhoque de Batata Super Fácil de Fazer
Rende 5 porções com aproximadamente 154 Kcal cada porção
Veja Também: Purê de batata com leite em pó
Veja Também: Polenta mole simples
Ingredientes
- 800ml de leite
- 1 colher de sobremesa de sal
- 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 batatas grandes cozidas e amassadas
- 2 ovos
- 2 xícaras de chá de farinha de rosca
- 200 gramas de queijo
O que fazer
Colocar o leite numa panela e levar ao fogo alto.
Quando ferver, abaixar para fogo médio, adicionar o sal e a manteiga. Mexer até derreter a manteiga.
DICA: intolerantes à lactose, podem substituir o leite por água e usar manteiga sem lactose.
A seguir, adicionar a farinha de trigo toda de uma vez.
Abaixar o fogo e mexer sem parar, por cerca de 5 a 10 minutos, ou até a massa soltar do fundo da panela e formar uma bola bem homogênea.
Adicionar a batata amassada e ir mexendo e amassando, sem parar, por mais 5 minutos.
Experimentar para ver se está bom de sal e para ver se a massa está com gosto de crua. Se for preciso, cozinhar mais um pouco, mexendo sempre.
DICA: dependendo do tamanho das batatas, a quantidade de farinha de trigo por variar um pouco, mas não coloque muito pois a massa absorver bem a farinha na hora de modelar os nhoques.
Desligar o fogo, transferir a massa para uma superfície lisa, levemente untada com manteiga.
DICA: para saber o ponto, pegar uma pequena porção e modelar uma bolinha; se não grudar nas mãos, está no ponto certo.
A seguir, abrir, amassar e sovar a massa até ela ficar fria.
Feito isso, pegare uma porção da massa e enrolar em forma de cordão, formando uma tripinha.
Cortar em pedacinhos com cerca de 1 centímetro, para dar formato ao nhoque.
A seguir, levar os nhoques para cozinhar em água fervente, no fogo alto, com 1 colher (sobremesa) de sal;
DICA: colocar aos poucos, não colocar todos os nhoques de uma vez só.
Quando você colocar os nhoques na água fervente, eles irão descer para o fundo da panela. Quando eles subirem e começarem a flutuar, retirar os nhoques com uma escumadeira.
Escorrer os nhoques em um escorredor de macarrão. Servir com molho de tomate, com molho branco ou então com molho de carne moída. A receita segue abaixo: