Nega Maluca deliciosa e fácil de fazer
Conta a lenda que, no Brasil de 1840, uma escrava africana foi apelidada pelos seus senhores paulistas de Nega Maluca porque ninguém entendia nada do que ela falava.
Os relatos dizem que a escrava derrubou todo o chocolate em pó de sua patroa na massa de um bolo que ela estava fazendo e que continuou batendo mesmo assim, levando o bolo para o forno com a inusual mistura, resultando neste tradicional doce da culinária afro-brasileira.
Inicialmente, o doce ficou conhecido como o “Bolo da Nega Maluca”, sendo mais tarde abreviado para “Nega Maluca”.
Muito popular no Brasil e Portugal, esse bolo é uma delícia que é capaz deixar qualquer um com água na boca. É uma excelente opção para festas de aniversário, encontro entre amigos ou simplesmente o café da tarde em família.
Nega Maluca
Todo mundo vai gostar e você pode aproveitar para contar a história da receita. Pode estar certa que vai receber aplausos!
Ingredientes da Nega Maluca
Para a massa
- 3 ovos
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 e 1/2 xícara de chá de chocolate em pó
- 1 xícara de chá de óleo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 e 1/2 xícara de chá de água fervendo
- 1 pitada de sal
Para a cobertura
- 1 xícara de chá de leite com uma colher de amido de milho diluída.
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 6 colheres de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de margarina
- Granulado de chocolate a gosto
O que fazer.
- Primeiro, vamos fazer a massa. Comece misturando bem em um recipiente o açúcar, a farinha, o chocolate e o óleo. Na sequência, acrescente os ovos, a água quente, o fermento e sove bem a massa com a ponta dos dedos.
- Em uma forma untada e enfarinhada, coloque a massa e asse em forno médio por aproximadamente 40 minutos, ou até ficar bem assado. Retire do forno e reserve.
- Para a cobertura, leve os ingredientes ao fogo em uma panela e mexa o tempo todo até engrossar. Despeje a mistura sobre o bolo e espalhe granulado a gosto. Espere esfriar antes de servir.