Molho Holandês (Molho Hollandaise)
Hoje eu trago aqui a receita tradicional francesa do molho holandês (ou molho hollandaise), um molho que combina muito bem com carnes, peixes e vegetais. É tão saboroso que até batata frita fica gourmet com esse delicioso molho.
Molho Holandês
Quando a minha irmã votou de uma visita a Paris, ela me contou que havia comido um dos molhos mais deliciosos que ela comeu na vida. Quando ela me falou o nome do molho, confesso que fiquei curiosa, pois eu não conhecia.
Fui dar uma googleada e vi que era um molho que acompanhava só pratos chiques e sofisticados, o que me desanimou de fazer o molho. Mas quando eu vi que era um molho muito muito saboroso, eu disse cá comigo: vou fazer esse molho hoje mesmo!
No mundo dos chef famosos da cozinha internacional, existe uma certa polêmica sobre a origem do molho. Os franceses garantem que o molho é francês, mas a verdade é que o molho já tinha sido citado no livro Cozinha Holandesa de Caren Baten, no ano 1593. O mérito dos franceses foi terem popularizado o molho em escala planetária. Inclusive, o molho hoje é considerado uma especialidade nova-iorquina (os americanos sempre roubando tudo dos outros).
Veja também: Batata Rústica Assada com Molho de Alho
Segundo a culinária francesa, o molho holandês costuma ser servido com vegetais – aspargos cozidos com molho hollandaise é uma entrada chique e imbatível. É um molho também que realça o sabor das carnes, principalmente as carnes grelhadas. Ou seja, tudo de bom.
Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer o molho mais gourmet que você vai comer na sua vida.
Veja Também: Molho Branco para Macarrão
Veja Também: Molho 4 Queijos
Ingredientes
- 3 gemas
- 200 gramas de manteiga derretida ou clarificada, ainda morna (eu faço sem clarificar, só derreto)
- suco de meio limão
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
O que fazer
Colocar um refratário em banho-maria (um banho-maria sutil, sem fogo muito alto). Colocar então as gemas e, no momento em que colocar as gemas, bater com um fouet sem parar (sem parar mesmo!).
Acrescentar a manteiga aos poucos, bater a cada gota que for colocando para a a emulsão ir acontecendo sem talhar.
Bater muito até ter incorporado toda manteiga e ter um molho com a consistência de um creme espesso.
Tirar do fogo, acrescentar o limão e temperar com sal e pimenta. Se quiser mais cítrico, colocar o caldo de um limão inteiro ao invés de meio.
Servir imediatamente. Se o molho esfriar, esquentar um tiquinho no banho-maria batendo bem.
Veja também: Molhos Bechamel, Madeira, Pesto e Bolonhesa