skip to Main Content

Médicos Alertam: saiba os perigos escondidos na carne de porco que você não pode ignorar

Raramente encontramos alguém que não goste da carne de porco. Ela é um prato típico da culinária cultural de muitos países.

Ela pode ser consumida de diversos modos, como grelhada, assada, cozida ou até mesmo processada.

Tem ainda o torresmo e o bacon, que é quase impossível resistir.

Mesmo que a carne de porco seja consumida há muitos anos, sendo muito apreciada pela maioria dos povos, infelizmente ela é considerada perigosa por alguns motivos.

O perigo que ela oferece ao nosso organismo pode ocorrer pela maneira como a carne de porco é conservada até chegar à sua casa. E também no modo que é preparada.

É necessário eliminar as bactérias que se alojam na carne de porco e realizar uma boa higienização e, para isso, é importante cozinhar muito bem essa carne.

Em outros casos, o problema pode começar pela origem do animal, como por exemplo: ele estar doente.

Abaixo, vamos mostrar quatro bons motivos para você deixar de consumir urgentemente a carne de porco, veja:

1 – Hepatite E

Essa doença é perigosa e pode ser causada por um vírus que fica alojado no organismo do porco. Os sintomas apresentados por essa doença são os abaixo:

  • Náuseas
  • Cansaço
  • Urina escura
  • Febre

As mulheres gestantes precisam ter ainda mais cuidado com esse alimento.

 

2 – Triquinose

Essa doença é causada por um verme chamado Trichinello spiralis, que costuma infectar muitos animais, incluindo o porco.

Quando consumimos a carne de porco mal cozida ou crua de um animal que já está infectado por esse verme, ele costuma se multiplicar rapidamente em nosso intestino, entra na corrente sanguínea e adoece outros órgãos, como cérebro e pulmão.

Seus sintomas são:

  • Febre
  • Cólicas
  • Problemas cardíacos
  • Fraqueza ou dor muscular
  • Diarreia

 

3 – Doenças cardíacas

A carne de porco é extremamente prejudicial ao nosso coração, porque causa um aumento nos níveis de colesterol ruim e, sendo assim, o risco de obter doenças cardiovasculares é ainda maior. Além disso, ele também pode causar o aumento de peso.

Devemos destacar que, quando a carne de porco é processada, como a salsicha e o bacon, ela se torna ainda mais perigosa ao nosso organismo do que a carne vermelha, pois ela atua como uma bomba silenciosa de gorduras saturadas, além de possui inúmeros aditivos alimentícios muito prejudiciais.

Se você já tem histórico de doenças cardíacas, tente não consumir a carne de porco, especialmente se ela for processada.

 

4 – Câncer

A carne de porco embutida ou processada pode causar o câncer. Os mais comuns são os cânceres do intestino e do colo do reto. Ela também pode ocasionar o câncer de pâncreas.

Salsicha, presunto, bacon, mortadela e salame são alguns dos exemplos da carne de porco processada e que aumentam ainda mais as chances de se adquirir doenças quando consumidas, principalmente em grande quantidade.

Back To Top