skip to Main Content

Mandioca na Panela de Pressão

A mandioca é um alimento que já existia nas Américas antes da chegada do homem branco ao continente, sendo conhecida por vários nomes, como aipim, macaxeira, dependendo da região do Brasil. Mesmo com tantos nomes diferentes, algo torna a mandioca um alimento inconfundível: o seu sabor delicioso.

No entanto, muita gente não gosta de comprar mandioca porque demora tempo a cozinhar. Pois, na na panela de pressão, esse processo é muito mais rápido. Aliás, quem tem panela de pressão e sabe usar, sabe como ela é uma mão na roda nas lides culinárias.

Mandioca na Panela de Pressão

Por isso, se você gosta de mandioca, anote essa receita que ela é bastante simples e vai fazer toda a diferença quando você quiser preparar. A panela de pressão torna tudo mais fácil. No caso, a mandioca fica pronta em questão de minutos.

Ah, vou contar aqui um segredinho que eu carrego comigo que deixa a mandioca simplesmente divinal: junto com a água do cozimento, eu adiciono um ingrediente baratinho, que todo mundo tem em casa, que é a manteiga. Pode ter certeza que vai deixar sua mandioca incrivelmente deliciosa, de chorar por mais.

E tem mais: não desperdice o caldo do mandioca que ele pode ser usado em outras receitas, pra cozer arroz, brócolis, outros vegetais, o que vai deixar esses outros alimentos com um gostinho de mandioca com manteiga. Se preferir, pode usar margarina no lugar da manteiga

Mandioca na Panela de Pressão

Rende 5 porções com aproximadamente 140 Kcal cada porção

Veja também: Bolinho de Mandioca Crocante

Veja também: Frango à Passarinho na Panela de Pressão

Ingredientes

  • 1 kg de mandioca descascada e cortada
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina bem cheia
  • Sal a gosto

O que fazer

Colocar a mandioca cortada em pedaços na panela de pressão, cobrir com água deixando passar 1 dedo de água sobre a mandioca.

Adicionar o sal a gosto e a manteiga ou margarina na água ainda fria. Mexer bem.

Tampar a panela e deixar cozinhando na pressão por 15 minutos.

Desligar o fogo e esperar até a pressão sair sozinha.

Abrir a panela, pegar um pedaço de mandioca e verificar se está macia. Se não estiver, cozinhar por mais alguns minutinhos.

DICA: se quiser, pode congelar a mandioca. É só esperar esfriar até ficar em temperatura ambiente e então colocar em potes com tampa. A seguir, guardar no freezer ou congelador por até 3 meses.

Veja também

Back To Top