Mandioca Frita e Sequinha – Como Fazer
Quando eu saio à noite para tomar cerveja com os amigos, não tem batata frita nem polenta frita: eu gosto mesmo é da mandioca frita. Aliás, eu gosto da mandioca de qualquer jeito, mas ela frita assim é um manjar dos deuses. Sem falar que ela é mais nutritiva que as outras opções.
Mandioca Frita e Sequinha
Bem, o primeiro segredo da mandioca frita é que ela tem que ser frita depois de cozida. Se você pensava que não cozinhava antes de fritar, está redondamente enganado. O segundo segredo da mandioca perfeita, é saber escolher bem a mandioca.
A mandioca tem que estar branquinha como a neve. A casca tem que sair facilmente, usando apenas as mãos. Se estiver difícil de tirar a casca, desista que essa mandioca já não serve. Se não for época de mandioca aí na sua terra, sempre tem aquelas congeladas de supermercado que também funcionam.
A mandioca frita pode ser servida como petisco, acompanhada de uma cerveja gelada, ou pode ser um excelente acompanhamento para a carne de churrasco ou carne de panela. Mandioca, aipim, macaxeira, são muitos os nomes desse vegetal de origem latino-americana, que era um dos principais alimentos das populações indígenas autóctones do continente.
Aprenda aqui a fazer uma mandioca frita bem sequinha, crocante por fora e macia por dentro que você não vai se arrepender.
Veja também: Mandioca Empanada Frita
Veja também: Sopa de Mandioca com Carne
Ingredientes
- 600 g de mandioca crua
- Óleo para fritar
- Sal a gosto
O que fazer
Descascar e cortar a mandioca em tamanhos iguais.
Colocar as mandiocas em uma panela de pressão e cobrir com água.
Cozinhar a mandioca na pressão por 15 minutos.
DICA: ela não pode ficar muito mole.
Depois de cozida, descartar a água, retirar o cordão central fibroso da mandioca, e cortar em palitos grossos.
A seguir, é só fritar em óleo quente, no fogo médio.
Retirar as mandiocas fritas do óleo e escorrer em papel toalha.
Salpicar sal a gosto e servir.
Veja também: Bolinho de Mandioca Crocante