skip to Main Content

Geleia de Mocotó com Vinho do Porto

Hoje eu trago aqui uma receita de geleia que é um verdadeiro achado. Tenho certeza que vocês vão adorar essa geleia de mocotó caseira, com um sabor surpreendente, um verdadeiro gostinho de infância. Quer aprender a fazer? Pegue a caneta e anote a receita aí!

Geleia de Mocotó

Quando eu era pequena, minha avó sempre fazia essa geleia, que é um doce tradicional do sertão do sul da Bahia, que acabou se espalhando pelo Brasil. No entanto, não é todo mundo que sabe fazer esse doce, e por isso estou trazendo essa receita aqui.

Se você não sabe o que é o mocotó, vai ficar surpreendida. O mocotó é o pé do boi (ou a pata, se assim preferir), que é usado para fazer caldos, sendo um prato salgado muito típico do Rio Grande do Sul. É bem provável que você já tenha visto no supermercado os potes de geleia de mocotó que vendem.

Essa receita aqui eu aprendi com a minha avó, que era mineira e uma doceira de primeira. Esse doce fica bem firme, em ponto de corte, e o sabor vai surpreender você. Uma dica legal é fazer geleia caseira de mocotó para vender na pandemia.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer essa deliciosa geleia de mocotó. Quando você for ao açougue comprar a pata do boi, peça para cortarem em pedaços menores, para caber na sua panela.

Veja também: Geleia Caseira de Laranja

Veja também: Geleia Caseira de Goiaba

Ingredientes

  • 1 pé de boi
  • 1 xícara de mel, melado ou rapadura ralada
  • 50 g de erva-doce
  • 10 g de cravo da Índia
  • 20 g de canela em casca
  • 1/2 copo de vinho do Porto (opcional)

O que fazer

Cozinhar o mocotó em água filtrada suficiente para cobrir completamente todos os pedaços, por cerca de duas horas.

Passar no coador de macarrão ou na peneira (para o líquido ficar completamente límpido, forrar a peneira com uma fralda de pano limpa).

Colocar o caldo na geladeira e, no dia seguinte, raspar bem para tirar toda a camada de gordura que se forma na superfície.

Colocar novamente o caldo no fogo baixo para liquefazer. Se tiver ainda algumas gotas de óleo, retirar com pedaços de papel.

A parte, fazer um chá bem forte com a erva-doce, o cravo e a canela. (Socar bem os ingredientes do chá em um pano antes de prepará-lo). Colocar tudo para ferver e coar o chá no pano. Adicionar esse chá ao caldo do mocotó.

Adoçar mais caso achar necessário. Apurar o caldo para ele engrossar um pouco mais – cerca de 30 minutos a mais no fogo geralmente é o suficiente.

Retirar do fogo e acrescentar o vinho do Porto (é opcional para quem tem crianças em casa).

Colocar a geleia em potinhos individuais ou numa travessa grande. Guardar na geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.

Veja também: Geleia Caseira de Maçã

Back To Top