Eu jamais imaginaria que o ácido fólico, que receitam para grávidas, pudesse fazer isto
Nosso organismo precisa de várias vitaminas e nutrientes para se manter saudável. E o ácido fólico está entre essas vitaminas indispensáveis para o nosso corpo.
Conhecido também como vitamina B9 ou folato, o ácido fólico participa em muitas funções do organismo, sendo uma das principais para a formação das células responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento humano.
Além disso, o ácido fólico é também importante na prevenção de doenças como o câncer, demência e enfarte, além de manter a saúde das artérias, sistema imunológico e do cérebro.
Essa vitamina pode ser encontrada em vários alimentos, como no espinafre, feijão e a levedura de cerveja. Porém, é possível encontrá-la em forma de suplemento vendido em farmácias ou lojas de produtos naturais.
A falta do ácido fólico em nosso organismo pode trazer sérios problemas de saúde como a depressão, Alzheimer, derrame, anemia e alguns tipos de câncer.
Além disso, sua deficiência em gestantes pode causar problemas de saúde durante a gestação, como a pressão alta na grávida e baixo peso na criança ao nascer.
Para que serve o ácido fólico
Essa vitamina é altamente necessária para diversas funções, como:
- Prevenção da anemia.
- Manutenção da saúde do cérebro. O ácido fólico ajuda a produzir neurotransmissores que melhoram a concentração, memória e motivação.
- Participa na formação do sistema nervoso da criança ainda no ventre, prevenindo doenças graves como a espinha bífida e anencefalia.
- Manutenção da saúde dos cabelos e pele.
- Prevenção de alguns cânceres, como o de mama, cólon, pâncreas e pulmão.
- Manutenção da saúde dos vasos sanguíneos, ajudando a prevenir doenças como aterosclerose, enfarte e derrames.
Alimentos ricos em ácido fólico
Os vegetais que possuem cores escuras são os principais alimentos ricos em ácido fólico, como a rúcula e o espinafre, as leguminosas, como a lentilha e o feijão fradinho, e as gorduras boas, como as vísceras de animais como frango e boi.
Veja alguns dos alimentos ricos nessa vitamina:
Levedura de cerveja
Quiabo cozido
Feijão-preto cozido
Espinafre cozido
Soja verde cozida
Macarrão cozido
Amendoim torrado sem sal
Beterraba crua
Fígado de boi grelhado
Fígado de galinha grelhado
Nozes
Avelã
Couve de Bruxelas cozida
Aspargos
Castanha de caju
Semente de girassol
Patê de fígado de galinha
Pão francês
Feijão fradinho cozido
Rúcula
Milho cozido
Dieta rica em carne
Hortelã
Salsa
Orégano
Aipo
Framboesa
Além desses alimentos listados acima, desde 2004 que a farinha de trigo e a de milho são obrigatoriamente enriquecidas com o indispensável ácido fólico.
Veja quais são as consequências da falta de ácido fólico em nosso organismo
Isso pode nos trazer vários sintomas, como vômitos, a queda intensa de cabelo, náuseas, diarreia, dores de cabeça, perda de apetite e fraqueza.
Além disso, a falta de ácido fólico tem ligação com problemas de saúde durante a gravidez, como parto prematuro, pressão alta e aborto.
Já no bebê, sua deficiência pode causar má formação, lábio leporino, espinha bífida e fenda palatina.
Em média, uma pessoa adulta precisa consumir de 200 a 500 mg de ácido fólico diariamente.
Pode-se aumentar essa dosagem se o esforço físico e mental for grande, especialmente se a deficiência for causada por gripe ou estresse.