Aprenda a fazer um Tradicional Estrogonofe de Carne Delicioso
Não se sabe ao certo a origem do estrogonofe de carne, mas a Wikipedia russa diz que a primeira receita de carne bovina ao molho foi publicada no livro “Um presente para jovens amantes”, de Elena Molokhovets em 1871. O prato recebeu o nome do conde Alexander Grigorievich Stroganov (1795-1891). Segundo essa versão, o prato foi criado pelo cozinheiro francês Andre Dupont, que trabalhava para o conde.
Outra versão da história conta que o conde Stroganov, como muitos homens ricos de sua época, mantinha em Odessa a chamada “mesa aberta” a que qualquer pessoa educada e vestida decentemente poderia ir. O prato provavelmente foi servido em alguma dessas ocasiões e fez bastante sucesso por várias razões: pela sua praticidade e porque era muito gostoso. O cozinheiro do conde combinou com sucesso a tecnologia da culinária francesa (assar a carne, servir com molho ) com as técnicas da culinária russa (o molho não é servido separadamente, mas tudo misturado, à moda russa).
O prato se difundiu pelo mundo e, depois da Segunda Guerra Mundial, o estrogonofe foi incluído na nomenclatura da cozinha internacional de restaurantes como um prato russo. Quando chegou ao Brasil, recebeu adaptações, o creme de leite fresco foi substituído prelo creme de leite de caixinha, o molho de tomate deu lugar ao catchup e, no lugar da batata frita à moda russa, o estrogonofe passou a ser servido com batata palha salpicada por cima.
VEJA TAMBÉM: Glacê de leite condensado maravilhoso
O estrogonofe de carne e o acompanhamento são certamente servidos quentes, porque o prato frio perde tanto no sabor quanto na consistência. A receita exata desse prato clássico não foi preservada, por muitos anos e em muitos países várias alterações foram feitas na receita, levando principalmente a uma perda da integridade e da tecnologia do prato.
A nossa receita é a mais próxima da reconstrução original segundo V.V. Pokhёbkin, um historiador russo especializado em culinária e na história da origem dos pratos. Corte a carne em fatias finas, com cerca de 0,5 cm de espessura. Passe as fatias de pão na farinha. Despeje a margarina ou a manteiga na panela, colocando primeiro as cebolas, cortadas em círculos, para evitar que a carne toque na louça. Frite rapidamente as fatias de carne, cerca de 2 a 3 minutos, porque a fritura longa levará certamente à perda de suculência nas fatias.
Depois dessa fritadinha, despeje o creme de leite misturado com o molho de tomate – as proporções dependem do gosto pessoal, mais é claro que deve predominar o creme de leite. Dependendo da qualidade da carne, cozinhe de 15 a 20 minutos a uma hora.
Das especiarias – use apenas pimenta preta . O melhor acompanhamento para o prato, segundo Pokhёbkin, é batata frita com a adição de fatias de tomate frescas.
Estrogonofe de carne
Se ligue agora na nossa adaptação da receita clássica, com catchup e champignon em conserva fatiado. Rende 6 porções.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
- 600 g de coxão mole, patinho ou miolo de paleta cortadas em tiras
- 1 cebola média picada ou cortada em fatias
- 4 colheres de sopa de catchup
- 1 xícara de chá de champignon em conserva fatiado
- 1 colher de chá de molho inglês (opcional)
- Sal e pimenta a gosto
- 1 caixa de creme de leite (200 ml)
O que fazer
- Na manteiga ou na margarina, refogar a carne sobre as cebolas picadas até dourar levemente. Acrescentar o catchup, o champignon , o molho inglês, sal, pimenta e refogar por 2 minutos.
- Adicionar o creme de leite e cozinhar até levantar fervura e, em fogo baixo, cozinhar até a carne ficar bem macia.
- Retirar do fogo e, se desejar, servir acompanhado de arroz branco e batata palha.
VEJA TAMBÉM: Antepasto de berinjela