Estas 6 substâncias estão destruindo a sua tireoide – e uma delas é um alimento com fama de saudável
Uma das maiores glândulas presente em nosso corpo é a tiroide. Ela trabalha na regulação de órgãos importantes, como coração, fígado, cérebro e rins.
Presente na parte inferior do pescoço, ela também interfere no nosso controle emocional, na concentração, peso, fertilidade, humor, na regulação do ciclo menstrual, além de intervir no desenvolvimento e crescimento dos adolescentes e crianças.
Sendo assim, é essencial que a glândula da tireoide esteja funcionamento corretamente, pois assim é possível ter a harmonia e equilíbrio no organismo.
Como notamos, qualquer alteração na tireoide pode trazer sérios problemas de saúde.
O que muitas pessoas não sabem é que, o uso de várias substâncias tóxicas pode destruir a sua tireoide e afetar sua saúde. Veja abaixo algumas dessas substâncias:
1 – Pesticidas
Estudiosos comprovaram que 70% dos pesticidas usados no mercado causam sérios problemas na produção hormonal, sendo que, diversos herbicidas usados na agricultura oferecem danos à atividade tireoidiana.
2 – Cloro e flúor
Essas duas substâncias são capazes de interromper o transporte do iodo em nosso organismo. Ela pode ser absorvida por meio dos alimentos, cremes dentais e água da torneira.
3- Bromo
Costumam estar presente em produtos de limpeza de casa, bebidas e alimentos como na farinha de trigo. Essa substância é prejudicial à tireoide.
4 – Plástico
Os plásticos que são industrializados e não recicláveis carregam um metaloide chamado de antimônio que é muito perigoso a nossa saúde.
Quando está em contato com bebidas e alimentos, suas substâncias tóxicas são absorvidas pelo organismo. Mesmo que a quantidade seja pequena, já é possível afetar negativamente o bom funcionamento da tireoide.
5 – Perclorato
Usado na fabricação de fogos de artificio, combustíveis e herbicidas, o perclorato penetra na atmosfera e nos locais em que a substância é usada na indústria, voltando ao solo por meio da chuva, contaminando barragens e rios. Pesquisadores detectaram essa substância nos legumes, água que consumimos e em frutas.
6 – Soja
O teor em excesso de fito estrógenos presente na soja inibem e afetam a produção de hormônios da tireoide, causando o bócio e hipotireoidismo. Sem falar que, grande parte da soja que encontramos, é transgênica.