Esfiha de liquidificador sem dar trabalho
A esfiha ou esfirra (em árabe: صفيحة sfīḥah) é um tipo de pastel assado originário da Síria e do Líbano, e que é muito popular em outros países do Oriente Médio, como Iraque, Palestina e Jordânia, e também no Brasil e Argentina, onde foi trazida pelos imigrantes sírio-libaneses, se popularizando de norte a sul do país. Veja como fazer uma esfiha de liquidificador fácil a seguir!
Existem diversas receitas de esfiha. Sua massa tradicional é a massa do pão, assada no forno, com recheios diversos, que pode ser de carne bovina, carne de carneiro, queijo, coalhada ou verduras temperadas. Em relação ao formato, a esfiha pode ser fechada ou aberta.
Esfiha de liquidificador
Em Beirute, na capital do Líbano, existe um outro salgado parecido com a esfiha, que se chama lahmajeen. A diferença é que a massa é mais fina e o tamanho é maior, ocupando um prato de sobremesa. Normalmente, é feita com carne de carneiro e, em algumas receitas, é bem apimentada.
Muito parecido com a esfiha também é o manoush, que é classificado como a pizza libanesa, sendo recheado com queijo ou zátar, uma mistura de especiarias. É o principal prato do café da manhã no Líbano, podendo ser servido em outras refeições.
A esfiha fechada se chama fattayer e pode também ser recheada com verduras, como o espinafre, ou queijo, sendo consumida de entrada no almoço e no jantar.
VEJA TAMBÉM: Bolo de fubá com laranja prático de fazer
Ingredientes da esfiha feita no liquidificador
- 1 e 1/2 xícara de chá de leite
- 1 ovo
- 1/2 xícara de chá de óleo
- 2 tabletes (30 g) de fermento biológico fresco
- 1/2 colher de sobremesa de sal
- 1/2 colher de sopa de açúcar
- 1/2 de farinha de trigo (cerca de 4 e 1/4 xícaras de chá )
- 1 gema para pincelar
Recheio
- 1/2 kg de carne moída
- 2 tomates, sem pele, picados
- 1 cebola grande bem picada
- Suco de 2 limões
- 1 colher de sobremesa de sal
- 1 colher de chá de molho de pimenta
O que fazer
Vamos começar pela massa. Bata no liquidificador o leite, o ovo, o óleo, o fermento, o sal e o açúcar. Transfira a mistura para uma tigela e adicione a farinha aos poucos, sovando até obter uma massa que não grude nas mãos. Deixe a massa descansando por 10 minutos.
Quanto ao recheio, é só misturar bem todos os ingrediente. Chegou então a hora de montar as esfihas.
Faça bolinhas com a massa e abra-as em circulo. Coloque o recheio e feche no formato de esfiha. Pincele com a gema para dar cor e leve para assar até dourar em uma forma untada e enfarinhada em forno pré aquecido a 180 graus.
VEJA TAMBÉM: Chico Balanceado com banana