Escondidinho de Carne Seca
Não sei se eu já disse aqui para vocês, mas o prato salgado preferido lá e casa é o escondidinho de carne seca. Há pouco tempo, uma vizinha me ensinou uma maneira de fazer que fica ainda mais gostoso que o tradicional.
Foi pensando nisso, enquanto eu degustava essa iguaria, que me lembrei de ensinar aqui essa receita de escondidinho de carne com purê de mandioca com batata gratinado com uma saborosa camada de parmesão e requeijão.
Mas não fique salivando que eu ainda não falei do recheio, que é a parte principal, uma carne seca temperada com tomate, pimenta, cebola e bacon que é um verdadeiro manjar dos deuses.
Eu aviso logo que essa receita de escondidinho de carne seca não é das mais simples, pois são necessárias várias etapas, mas não tem dificuldade nenhuma, é só seguir o passo a passo que eu vou ensinar aqui, que você vai aprender a fazer o melhor escondidinho de carne seca do planeta. Vai ver que é mais fácil de fazer do que inicialmente parece.
Para acompanhar, a minha dica é um arroz branco soltinho junto com uma salada de alface com tomate e muito azeite de oliva por cima de tudo. Pra quem gosta, né? Eu amo azeite de oliva e coloco em tudo, sim, na hora de comer!
Escondidinho de Carne Seca
Ingredientes
- 500 gramas de carne seca (traseiro)
- 1 kg de mandioca descascada
- 4 batatas médias
- Folhas de louro
- 2 colheres de chá de sal (para a mandioca e batata)
- 100 gramas de bacon picado
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate picado sem sementes
- 1 pimenta dedo de moça (1/2 sem sementes) picada
- 1 punhado de cheiro verde picado
- 1 colher de chá de manteiga
- 1/2 xícara de chá de leite
- Requeijão cremoso para gratinar a gosto (opcional)
- 100 gramas de queijo parmesão ralado para gratinar
O que fazer
Corte a mandioca em pedaços e coloque em uma panela de pressão com três folhas de louro e uma colher de chá de sal. Cubra as mandiocas com 2 a 3 dedos de água acima delas. Leve ao fogo alto e, depois que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe as mandiocas por 30 minutos. Eu fiz na panela de pressão, mas, se você pode fazer numa panela normal, é só cozinhar até ficar no ponto. Escorra a água da mandioca, e reserve a mandioca em um vasilhame pois você vai precisar da panela de pressão para a carne seca.
Enquanto a mandioca está no fogo, vamos preparar as batatas. Descasque e corte-as em cubinhos. Coloque as batatas já cortadas numa panela com água fervente e deixe cozinhando até elas ficarem molinhas. Escorra a água das batatas e reserve.
Chegou a hora de preparar a carne seca. Corte a carne seca em cubinhos e lave a carne num escorredor de macarrão. Na panela de pressão, coloque a carne coberta com no mínimo dois dedos de água acima dela. A partir do momento em que a panela pegou pressão, cozinhe por 25 minutos. Isso vai tirar o sal da carne. Deixe sair a pressão naturalmente, escorra a água e prove a carne. Se estiver ainda muito salgada, repita a operação. Se achar que já dessalgou, então está pronta. Deixe esfriar, desfie a carne seca e reserve.
Em uma frigideira grande, coloque o bacon para dourar com um fio de azeite, refogue a cebola e o alho picado também. Se você gosta de comida picante, acrescente a pimenta dedo de moça picada. Se não quiser que fique muito apimentado, tire metade das sementes e da parte branca da pimenta.
Depois que refogou tudo, desligue o fogo, acrescente à carne seca à frigideira, misturando tudo muito bem. Acrescente o tomate, o cheiro verde e reserve. A seguir, retire a mandioca da pressão e escorra a água.
Não se esqueça de remover os fios que tem no meio da mandioca, porque eles são indigestos e estragam o purê. Com um garfo, amasse bem as mandiocas e as batatas, transferindo-as para a panela. Nota: a mandioca é um pouco mais rígida que a batata, então você vai ter que fazer um pouquinho mais de esforço apenas, não é nada demais.
Depois de tudo bem amassadinho, acrescente o leite e a manteiga. Em fogo baixo, vá misturando até chegar ao ponto de purê, com uma mistura bem homogênea entre a mandioca e a batata.
Em uma travessa, coloque metade do purê e espalhe bem, de modo a cobrir todo o fundo. Espalhe a carne seca sobre essa camada de purê e depois cubra a carne seca com o restante do purê.
Adicione uma camada de requeijão cremoso (daqueles que vêm em pacotinho) e cubra o requeijão com uma camada de queijo parmesão. Asse por aproximadamente 20 minutos em forno pré-aquecido a 230°C ou até ficar gratinado.