Ela foi ao médico por causa de uma mancha na unha e levou um choque arrepiante
É muito importante compartilhar nossas experiências com outras pessoas, pois assim conseguimos fazer um alerta para determinadas situações.
E foi isso que fez uma jovem da Inglaterra, ela desejou salvar vidas contando sua experiência com o câncer de pele, que pode ser facilmente confundido com fungos nas unhas.
Ela contou que uma mancha preta sob a unha do seu polegar cresceu do nada em poucas semanas. “Eu imaginei que seria somente uma infecção fúngica ou uma verruga, porém não era”, contou ela.
“Está vendo isso no meu polegar? Você imagina o que é? É câncer de pele”, escreveu Melanie Williams em uma publicação em seu Facebook.
Ela contou que teve muita sorte, porque o câncer foi rapidamente diagnosticado e não deu tempo de se espalhar. Mesmo assim, ela precisou passar por uma cirurgia para amputar parte do polegar.
“Não estou buscando sua empatia, quero só consciência”, escreveu ela.
“Por favor gente, dê atenção para qualquer alteração ou crescimento anormal em sua pele. E não se esqueça de dizer às pessoas ao seu redor para fazerem o mesmo. Não deixe para depois e nem arrume desculpas!”.
Em outra publicação, a britânica disse que fará outros testes e que pode necessitar de cirurgia adicional para remover um pouco mais do seu polegar.
Ainda assim, ela sabe que o resultado poderia ter sido pior, pois se não tivesse dado a atenção necessária e feito os exames na hora certas, coisas mais graves poderiam acontecer.
O melanoma é a forma mais mortal do câncer de pele, atingindo cerca de 9.000 vidas nos EUA todos os anos. A Academia Americana de Dermatologia alerta que esse tipo de tumor tem tratamento, porém precisa ser detectado em seu estágio inicial.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) pede para que as pessoas observem sua pele diariamente e procurem sinais de câncer, incluindo áreas como as unhas que podem não ser tão vulneráveis: “Olhem atentamente seu couro cabeludo, palmas das mãos, solas dos pés e unhas. O sinal de alerta precoce mais comum de melanoma é uma manchinha na unha na cor preta ou marrom”.
Em poucos dias, a postagem feita por ela foi compartilhada mais de 100.000 vezes. Melanie não imaginava que os internautas iram reagir dessa maneira. Sem perder seu bom humor, ela afirmou que, se soubesse que suas informações rodariam o mundo, “teria feito ao menos uma maquiagem”, brincou ela.