skip to Main Content

Cuscuz Nordestino

Muitas leitoras tem pedido para eu ensinar essa receita, por isso hoje vamos de cuscuz nordestino salgado. Eu já morei no Ceará e estou garantindo para você que essa é a verdadeira receita do cuscuz nordestino.

Geralmente, o cuscuz come-se no café da manhã ou no café da tarde, sendo um ótimo substituto para o pão. Por mais fácil que possa parecer, muita gente ainda se complica ao preparar o tradicional cuscuz nordestino. Então, se você gosta dessas receitas provenientes do Nordeste, eu ensino aqui você a fazer esse delicioso cuscuz;

Como essa receita é a do cuscuz tradicional, será preciso que você tenha uma cuscuzeira, que é a panela própria para cozinhar cuscuz. Se você não tem uma cuscuzeira, infelizmente, não vai poder preparar essa receita. Mas eu recomendo vivamente você comprar uma, porque não custa caro e ela tem muita utilidade mesmo, pode acreditar. Uma dica bacana para deixar seu cuscuz ainda mais delicioso é misturar coco ralado na receita, mas esse ingrediente é opcional.

Cuscuz Nordestino

Rende 8 porções com aproximadamente 112 Kcal cada porção

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de farinha de milho
  • 1 xícara de chá de água (aproximadamente, pois a quantidade de água depende de cada farinha e pode mudar de marca para marca)
  • 1 colher rasa de chá de sal

O que fazer

Em uma tigela, colocar a farinha de milho com o sal. Misturar bem. A seguir, adicionar a água aos poucos e misturar com as mãos. O ponto ideal é quando a massa já não se desmancha enquanto você amassa a massa.

Obs: não deixar o cuscuz ensopado!

A seguir, cobrir com um pano a tigela e deixe descansando por 20 minutos.
Feito isso, mexer novamente, para ficar bem soltinho.
Coloque água na cuscuzeira (apenas metade do compartimento de água). Depois, colocar o ralo vaporizador (a peneira da cuscuzeira) e transferir a mistura para a cuscuzeira. Fazer tudo isso com as mão, não apertando, para deixar o cuscuz bem fofinho. Tampar e levar ao fogo médio por cerca de 15 minutos ou até firmar o cuscuz. Desligar o fogo, retirar o cuscuz da cuscuzeira e servir com manteiga e acompanhado de um delicioso café passado no coador de pano!

Back To Top