Cuscuz baiano fácil de fazer
Com toda a certeza, você já comeu o cuscuz tradicional, não é mesmo? E o cuscuz baiano, você conhece? Feito com a fécula da mandioca, a tapioca, é também conhecido como cuscuz branco ou pudim de tapioca. Esse doce é uma adaptação baiana de um prato de origem árabe que os portugueses trouxeram para o Brasil e que utiliza um ingrediente da culinária indígena, a tapioca.
Cuscuz baiano fácil de fazer
Muito provavelmente, essa adaptação foi feito por escravas negras, provenientes da África, que eram as pessoas encarregadas de administrar a alimentação da sociedade colonial da época. Ou seja, eram as escravas que confeccionavam toda a comida da casa grande, dos senhores de engenho e dos mosteiros e abadias. Foi assim que, nessa mistura de ingredientes europeus e indígenas, as negras escravizadas criaram grande parte da doçaria e colunária brasileiras.
Se você nunca comeu, pode ter toda a certeza que vai amar essa receita, perfeita para o café da tarde,para o café da manhã e, inclusive, podendo ser servida como sobremesa. Você não imagina como é fácil e rápido preparar esse cuscuz baiano feito com a tapioca granulada.
O melhor de tudo é que é uma sobremesa muito econômica, pois não vai ao fogo nem ao forno, não precisa de batedeira nem de liquidificador. Que maravilha, não? Você faz tudinho na mão mesmo!
Rende 10 porções com aproximadamente 292 Kcal cada porção
Veja também: Bolo de Tapioca Gelado
Ingredientes
- 500 gramas de tapioca granula (1 pacote)
- 1 pacotinho de coco ralada (100 gramas)
- 1/2 vidrinho de leite de coco (100ml)
- 1 xícara de chá de açúcar
- 800ml de leite (quente)
- 1 lata de leite condensado
- Leite condensado para decorar (opcional)
O que fazer
Juntar a tapioca granulada com o açúcar e o coco ralado numa tigela, misturar bem e, a seguir, adicionar o leite quente e o leite de coco
Cobrir a tigela com um pano ou com plástico filme e deixar descansando por 10 minutinhos.
A seguir, adicionar o leite condensado e misturar bem.
Despejar essa mistura numa forma (24cm) untada com manteiga ou margarina e levar à geladeira e por aproximadamente 4 horas ou até ficar bem firme.
Passado esse tempo, retirar o cuscuz baiano da geladeira e desenformar.
Para decorar, espalhar leite condensado por cima do cuscuz.