skip to Main Content

Como dessalgar bacalhau da maneira correta

Muitas pessoas não consomem bacalhau porque acham que deve ser muito difícil dessalgar o bacalhau, principalmente os cozinheiros de primeira viagem. Claro que hoje já podemos comprar o bacalhau dessalgado no supermercado, desfiado e congelado, em pacotes de 500 gramas. Mas a verdade é que aí você acaba pagando mais caro.

Como dessalgar bacalhau

Quando começa a chegar o final do ano, muita gente pede dicas para tirar o sal do bacalhau, afinal, esse é um prato que está associado à ceia de Natal e à passagem do ano. Em Portugal, o bacalhau é presença obrigatória na quadra natalina.

Aqui no Brasil, como temos muitos descendentes de portugueses, a tradição do bacalhau no Natal e Ano Novo se implantou bem por aqui também. Outra época em que o pessoal também prepara muito bacalhau é na Semana Santa, uma tradição da religião católica.

Foi pensando nisso que eu resolvi hoje trazer aqui a maneira correta de dessalgar o bacalhau. Assim, você vai aprender de uma vez por todas como tirar o sal do bacalhau e não vai mais ter desculpas para não comer bacalhau naquelas épocas onde o prato é muito requisitado.

Veja também: Bacalhau gratinado no forno

Veja também: Bolinho de bacalhau tradicional

Ingredientes

  • Bacalhau
  • Água gelada
  • Gelo

O que fazer

Vamos começar lavando o bacalhau em água corrente, para retirar bem a camada grossa de sal.

A seguir, coloque esse bacalhau em um recipiente com água bem gelada. Coloque pedras de gelo nessa água gelada e coloque o bacalhau na geladeira. Durante todo o processo de dessalga, o bacalhau deve ser mantido na geladeira, bem gelado. Deve ser usada água na proporção de 2/3 de água para 1/3 de bacalhau.

Coloque o bacalhau na geladeira e deixe lá por 4 horas. Essa vasilha onde está o bacalhau deve estar tampada. Ao mesmo tempo, coloque outra vasilha com água e deixe na geladeira para deixar a água bem gelada.

Esse aqui é o truque que vai tornar o seu processo mais correto: na hora de trocar a água, não troque a água do bacalhau e sim o bacalhau de água. Coloque o bacalhau na outra vasilha que você já tinha colocado na geladeira e adicione pedras de gelo. Tampe a vasilha depois de colocar o bacalhau. No total, o bacalhau deve ser trocado de água 4 vezes com intervalos de 4 horas. No final desse tempo, prove o bacalhau para ver se ele já dessalgou. Se não, repita o procedimento mais uma vez.

Ah, dessalgar um bacalhau em postas leva mais tempo que dessalgá-lo em lascas. Confira a tabela do dessalgue do bacalhau.

  • Bacalhau desfiado: 16 horas (trocar a água de 4 em 4 horas)
  • Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas)
  • Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
  • Postas muito grossas: 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
  • Lombos muito grossos: 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)

DICA: o bacalhau não deve ser fervido e, sim, cozinhado em fogo brando. Cada 100g de bacalhau contém aproximadamente 160 calorias. É um alimento nutritivo, fonte de proteínas, cálcio, ferro, minerais e vitaminas do Complexo B.

Veja também

Back To Top