Canjica de coco com paçoca: fica uma delícia
Também conhecida como curau, jimbelê ou mungunzá, a canjica é uma iguaria típica da culinária brasileira. Veja a receita de uma canjica de coco com paçoca que fica deliciosa.
De origem africana, doce e pastosa, é um prato típico das festas juninas. O termo é oriundo do kimbundo kanjika, uma das línguas bantu mais faladas em Angola.
Canjica de coco com paçoca
Elaborada com grãos de milho, leite de vaca, açúcar, água, leite de coco, amendoim e canela, tem uma infinidade de variações. A nossa receita, no lugar do amendoim, leva paçoca, proporcionando um sabor delicioso e original.
VEJA TAMBÉM: Rosquinhas de canela deliciosas
Confira:
Ingredientes
- 250 g de canjica
- 1 litro de água
- 1 pau de canela
- Cravos (Q.B)
- 1 litro de leite
- Açúcar a gosto ou leite condensado
- 1 xícara de chá bem cheia de coco fresco ralado
- 6 paçoquinhas
O que fazer
Deixar a canjica de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, escorrer a canjica, colocar na panela de pressão com 1 litro de água, a canela e o cravo.
Cozinhar por mais ou menos 1 h e meia. (Obs: o tempo de cozimento pode variar dependendo da marca da canjica). Por isso, uma dica é conferir o cozimento a cada 20 minutos, isso se você deixou ela de molho de um dia para o outro.
Depois de cozinhar a canjica, acrescentar 1 litro de leite, o açúcar, o coco e as paçoquinhas, misturar bem e deixar apurando em fogo baixinho por 20 minutos. Sirva quentinha!
VEJA TAMBÉM: Bolo de chocolate gelado muito fácil de fazer