skip to Main Content

Caçarola Italiana de Liquidificador

Minha mãe costumava fazer um pudim diferente do tradicional, sem calda de caramelo e bem mais firme. É o bolo-pudim caçarola italiana, também conhecido como bolo “apanha-marido”. A consistência é parecida com a queijada e o sabor é maravilhoso.

Caçarola Italiana de Liquidificador

É bem capaz que você já tenha comido esse bolo em alguma padaria. É um bolo diferente, que não cresce muito, mas é bastante cremoso. O caçarola é muito tradicional em Minas Gerais, a terra de minha avó, e foi com ela que minha mãe aprendeu a fazer.

No entanto, apesar de ser confundido com um quitute tipicamente mineiro, a sua origem é italiana, tendo a sua receita sido adaptada à culinária mineira desde o século 19. Na receita italiana, é usado o queijo parmesão. Na mineira, o queijo Minas meia cura. Eu costumo usar o parmesão, mas você pode usar o queijo que quiser, não tem problema.

Uma adaptação brasileira da receita é o coco ralado na massa. Eu acho que fica mais gostoso, como tudo o que leva coco na receita. Mas é opcional, você coloca se quiser. Cada um faz como achar melhor. O bolo-pudim caçarola pode ser saboreado no lanche da tarde, no café da manhã e também como sobremesa. Fica bem em qualquer ocasião.

Ah, se você está estranhando o nome, é porque, no início, o bolo-pudim era feito numa caçarola, que é um recipiente da família das panelas, só que de cerâmica. Esse é um quitute bem fácil de fazer, é só bater tudo no liquidificador e depois levar ao forno. Se não tiver liquidificador, pode bater com um batedor de arame.

Veja também: Calda de Morango para Pudim

Veja também: Pudim de Abacaxi em Calda

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 2 e 1/4 de xícara de chá de leite
  • 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 1/2 xícara de chá de coco seco ralado
  • 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado (pacote de 50 gramas)
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/4 de xícara de chá de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

O que fazer

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 3 minutos.

Despejar a massa numa assadeira untada com margarina e farinha e assar em forno pré aquecido a 180° Celsius por cerca de 50 minutos ou até dourar.

Veja também: Bolo com Cobertura de Leite Ninho

Back To Top