Bolinho de Mandioca Crocante
A origem da mandioca é incerta. Alguns dizem que surgiu na América Central. Outros acreditam que nasceu no cerrado brasileiro e depois terá chegado à Amazônia.
Bolinho de Mandioca Crocante
De qualquer forma, a mandioca é um alimento tipicamente brasileiro e que era um dos principais ingredientes da culinária indígena. No Brasil, a mandioca é produzida em quase 2 milhões de hectares, sendo, ao lado da cana-de-açúcar, do milho e do arroz, uma das principais fontes de alimento do povo brasileiro.
Tem uma lenda indígena muito bonita sobre a origem da mandioca. Era uma vez uma linda indiazinha que se chamava Mani, neta de um grande cacique. Mani era a alegria de todos na tribo, mas acontece que um dia ela morreu de repente, assim, do nada, sem estar doente. Foi uma grande tristeza na tribo.
Como era tradição naquela tribo, Mani foi enterrada dentro da oca onde ela morava. E todos na tribo vinham à sepultura da menina prestar homenagem. Um dia, no lugar onde ela estava enterrada, surgiu uma planta desconhecida. Os índios então cavaram a terra e descobriram uma raiz que era escura por fora e bem branquinha por dentro.
Veja também: Bolinho salgado de milho
Então, os índios resolveram cozinhar a raiz e descobriram que era uma delícia. Os índios pensaram então que só podia ser um presente do Deus Tupã. Como a menina se chamava Mani e foi enterrada dentro da oca, deram o nome à planta de manioca, que depois virou mandioca. Que lenda bonita, não é mesmo?
Agora que você já sabe a origem da mandioca, que tal aprender a fazer um bolinho de mandioca super crocante e recheado com queijo coalho?
Ingredientes
- 600 gramas de mandioca cozida
- 1/2 maço de salsinha picada
- 1 colher de sopa de manteiga
- 200g de queijo coalho
- 1 pitada de sal
- Farinha para empanar
- Óleo para fritar
O que fazer
Amassar a mandioca até formar um purê.
Acrescentar a manteiga, o sal e a salsinha.
Misturar bem e levar para à geladeira por cerca de 40 minutos.
Modelar os bolinhos e rechear com queijo o queijo coalho.
Passar os bolinhos na farinha de trigo.
Fritar em óleo quente e escorrer.