Bolinho de Bacalhau Tradicional
Hoje eu trago aqui, finalmente, a receita do bolinho de bacalhau tradicional, do jeito que ele é feito em Portugal. Isso mesmo. Eu aprendi essa receita com um vizinho de minha mãe, um português que tem um boteco no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e esse bolinho faz um tremendo sucesso lá no boteco dele.
Bolinho de Bacalhau Tradicional
Por incrível que pareça, essa receita não leva farinha de trigo. Isso mesmo! Você achou que o bolinho levava farinha de trigo? Pois não leva não, leva no máximo farinha de rosca para empanar, porque a massa é feita toda de bacalhau e batata, do mesmo jeito que fazem em Portugal. Segundo esse português, ele trouxe a receita pro Brasil quando veio morar cá, pois ele aprendeu a fazer como a mãe dele fazia lá na terrinha.
O resultado é um bolinho de bacalhau crocante e sequinho, perfeito para acompanhar aquela cerveja bem gelada ou então servir em alguma comemoração especial. Aqui em casa, eu costumo fazer a receita no reveillon e sempre faz o maior sucesso, o pessoal come tudo e não sobra nenhum para contar a história.
Se você quiser congelar os bolinhos, também pode, mas é preciso seguir um certo procedimento. Primeiro, você coloca eles numa forma e leva ao congelador (ou freezer), para eles congelarem afastados um do outro. Só então, depois que eles tiverem congelados, você pode transferir para aqueles saquinhos apropriados para acomodar alimentos (tipo aqueles que vendem fruta nos supermercados).
Rende 20 porções com aproximadamente 127 Kcal cada porção
Veja também: Bolinho de Mandioca Crocante
Ingredientes
- 500 gramas de bacalhau em lascas dessalgado
- 800 gramas de batatas cozidas e descascadas
- 1 maço de salsinha picada
- 1 cebola picada
- 3 a 4 ovos
- 2 dentes de alho picados
- Azeite a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Noz moscada a gosto (opcional)
- 1 xícara de chá de farinha de rosca para empanar
O que fazer
Com a ajuda de um garfo, amassar as batatas até formar um purê.
Temperar com noz moscada e misturar bem. Reservar.
Numa frigideira, refogar a cebola e o alho em um fio de azeite.
A seguir, colocar o bacalhau e refogar bem
Transferir esse refogado para a uma tigela junto com o puré de batata.
Temperar com pimenta do reino e salsinha picada e misturar bem.
Adicionar os ovos um por um e continuar misturando. Os ovos devem ser colocados aos poucos para não perder o ponto do bolinho, pois pode dar diferença na massa dependendo do tipo de batata e do tamanho dos ovos.
Mexer até a massa ficar com a consistência de bolinho. Confeccionar os bolinhos de bacalhau no tamanho que desejar.
Empanar os bolinhos modelados na farinha de rosca e, a seguir, fritar os bolinhos de bacalhau em óleo quente, virando eles na frigideira para fritar bem dos dois lados. Se preferir, pode assar os bolinhos no forno.