skip to Main Content

Bolinho de Bacalhau à Portuguesa

Se você estava à procura de uma receita de bolinho de bacalhau à portuguesa, chegou ao lugar certo. Hoje eu vou ensinar aqui para vocês uma receita de bolinho de bacalhau Made in Portugal, onde o bolinho é conhecido como pastel de bacalhau.

Bolinho de Bacalhau à Portuguesa

O bolinho de bacalhau é o petisco mais famoso de Portugal. Quando eu estive de visita ao país, há uns anos atrás, fartei–me de comer o quitute. É perfeito para servir como entrada ou como petisco mesmo, acompanhado de umas “bejecas”, que é como os portugueses chamam a cerveja.

Essa receita é muito fácil, eu sempre faço aqui em casa porque é uma maneira bastante econômica de comer o bacalhau. Não tem erro, o preparo é super rápido (depois que o bacalhau está dessalgado, é claro). É o tipo de petisco certeiro para fazer porque não há quem consiga resistir a um bolinho de bacalhau sequinho e crocante.

Ah, se você não sabe como dessalgar o bacalhau, eu deixo o link na receita. Se preferir, pode comprar o bacalhau já dessalgado e congelado que é vendido nos supermercados em pacotes de 500 gramas.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso “pastel” de bacalhau.

Veja também: Bacalhau Espiritual

Veja também: Bacalhau com Natas

Ingredientes

  • 500 g de bacalhau dessalgado (veja como dessalgar o bacalhau aqui)
  • 300 g de batata
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • Sal e pimenta do reino a gosto

O que fazer

Colocar o bacalhau e as batatas para cozinhar em uma panela com água. Quando as lascas do bacalhau e a pele começarem a se separar, retirar o bacalhau da panela e reservar.

Cozinhar as batatas até que fiquem quase se desmanchando.

Retirar a pele e as espinhas do bacalhau e transformá-lo em lascas. Amassar as batatas com o garfo até ficar um purê.

Misturar a batata com o bacalhau e os demais ingredientes. Mexer até conseguir uma pasta consistente e fácil de moldar (se isso não acontecer, adicionar mais farinha de trigo). Moldar bolinhas com as mãos (em Portugal, eles são compridinhos, como na fotografia).

Fritar os bolinhos de bacalhau em óleo quente até ficarem dourados, virando os bolinhos com uma escumadeira para dourarem de maneira homogênea. Retirar os bolinhos do óleo e colocar para escorrer em uma peneira de alumínio.

Veja também: Bacalhau a Gomes de Sá

Back To Top