skip to Main Content

Biscoito de Queijo Frito

Pelas suas dimensões continentais, o Brasil é um país com uma cultura culinária rica, diversificada e muito saborosa. Em cada região do país, vamos encontrar receitas deliciosas com os ingredientes típicos locais. No estado de Minas Gerais, tem um biscoito de queijo que faz um tremendo sucesso.

É um biscoito de queijo frito que fica sequinho, crocante por fora e macio por dentro, daquelas coisas que faz a gente chorar por mais de tão gostoso que é. É uma receita caseira, perfeita para quem ama aquelas receitas da roça, do interiorzão do nosso imenso país.

Por acaso, há um bom tempo que eu estava à procura de uma receita de biscoito frito de queijo com polvilho que não estourasse na hora de fritar. Já havia testado várias receitas, mas estava sendo muito difícil encontrar uma que realmente desse certo.

Comentando com uma amiga, ela me disse que a mãe dela tinha uma receita que não dava erro na hora de fritar o biscoito. Foi então que eu conheci a dona Silvana e ela me deu a receita perfeita de biscoito de queijo que não estoura na hora da fritura e que também não fica encharcado de óleo, fica bem sequinho mesmo. O segredo para deixar o biscoito bem sequinho e não estourar na hora da fritura é o uso do fubá como ingrediente.

É o biscoito ideal para aquele café da tarde com a família, um lanche com aquele gostinho de casa da avó. Como essa é uma receita na base do polvilho, são poucos os ingredientes e ela rende bastante. Se quiser fazer mais ou menos, basta duplicar ou fazer apenas a metade da receita. Essa aqui rende 30 porções com aproximadamente 189 kcal em cada porção.

Biscoito de Queijo Frito

Ingredientes

  • 500 gramas de polvilho azedo
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 1/2 xícara de chá de água
  • 1 colher de chá de de sal
  • 1 colher de sopa de fubá
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

O que fazer

Primeiro de tudo, coloque o polvilho azedo em uma tigela. A seguir, coloque o leite, a água, o óleo e o sal em uma panela ou leiteira. Leve ao fogo e espere começar a ferver. Assim que ferver, despeje essa mistura sobre o polvilho azedo, misturando para escaldá-lo. Misture bem até obter uma farofa. Espere amornar um pouco e acrescente o fubá e o queijo ralado.

Misture tudo muito bem, com as mãos, e a seguir acrescente os ovos. Vá sovando a massa até ela ficar bem lisa e homogênea. Se você achar que a massa está muito mole, acrescente um pouco de polvilho azedo; se ela estiver muito seca, coloque um pouquinho de água. Pegue pedacinhos da massa e modele ao seu gosto.

Chegou a hora da fritura. O segredo para não estourar os biscoitos é NÃO fritar em óleo muito quente. Vai demorar um pouquinho, mas você tem que ir fritando os biscoitos bem devagar para não estourá-los e não espirrar óleo.

Quando estiverem douradinhos, retire os biscoitos do óleo e transfira eles para uma peneira de alumínio, para escorrê-los. Não use papel toalha para escorrer sua fritura, pois senão o biscoito ficará ainda mais encharcado.

DICA: sempre que terminar de fritar uma porção de biscoitos, espere o óleo dar uma esfriada antes de colocar mais para fritar. Esse cuidado é muito necessário para o biscoito ficar sequinho e com a textura perfeita.

Back To Top