Biscoito Areias de Cascais
Hoje eu trago aqui uma receita muito famosa em Portugal, que são os biscoitos Areias de Cascais. A primeira vez que eu experimentei essa delícia foi em Portugal e me apaixonei na hora por esse biscoito que derrete na boca. Quando voltei ao Brasil, resolvi pesquisar a receita para fazer um biscoito igual, que é maravilhoso.
Testei várias receitas que encontrei na internet, mas não conseguia chegar ao ponto do biscoitinho português que eu comi lá em Cascais, na terrinha. Até que uma amiga minha, que tem uma tia portuguesa, me ensinou a verdadeira e tradicional receita do biscoitinho Areias de Cascais.
Biscoito Areias de Cascais
Essa receita é feita pelo método tradicional, onde a farinha tem o dobro da quantidade do açúcar enquanto a gordura, no total, 3/4 são de manteiga e 1/4, de banha. Tem gente, mesmo em Portugal, que faz com margarina, mas a minha amiga desaconselha o uso. O biscoito português feito com manteiga e um pouco de banha está em outro nível. Simplesmente delicioso.
O biscoitinho é bem fácil de fazer, não tem segredo nenhum, não é preciso prática nem grandes habilidades. Quem quiser fazer em maiores quantidades, pare vender, é só dobrar ou triplicar a quantidade dos ingredientes. O custo de produção é bem baixo e o processo para fazer é todo muito rápido.
Normalmente, aqui no Rio de Janeiro, encontramos esses biscoitos em padaria grandes ou nos mercados populares. Tem gente que chama de bolinho de areias, biscoito português ou simplesmente areias. Se você gostou da ideia, faça hoje mesmo essa receita que você não vai se arrepender. Confira o passo a passo!
Veja também: Biscoito de Queijo Caseiro
Veja também: Biscoito de Maisena com Goiabada
Ingredientes
- 500 g de farinha de trigo sem fermento
- 250 g de açúcar
- 225 g de manteiga sem sal
- 75 g de banha
O que fazer
Derreter a manteiga com a banha e deixar esfriar um pouco.
Numa bacia, misturar a farinha com o açúcar. Fazer um buraco no meio e colocar aí a gordura derretida. Misturar bem, com as mãos. Sovar até a gordura impregnar totalmente nos ingredientes, até ficar uma massa bem homogênea. Deixar repousando por 30 minutos.
Retirar pedaços de massa e fazer bolinhas pequenas (209 g cada). Por ser tão areada, a massa se desmancha. Por isso, para fazer as bolinhas, é preciso apertar a massa com força para se ligar e rolar suavemente entre as palmas das mãos.
Em uma forma, colocar uma folha de papel vegetal ligeiramente untada e alinhar as bolinhas afastadas uma das outras. Não é preciso achatá-las, pois elas baixam ligeiramente devido ao calor.
Colocar no forno pré-aquecido a 170° Celsius por 25 minutos. Rodar a forma aos 20 minutos para uniformizar a cor. Os biscoitos ganham uma cor ligeira, mas não devem dourar.
Com o toque, verificar se estão firmes e secas. Se ainda estiverem ligeiramente moles, deixar mais um pouco no forno de forma a garantir que o interior fica seco e bem cozido, sem gosto de farinha.
Desligar o forno, manter porta fechada e deixar os biscoitos repousando no interior mais 10 minutos.
Retirar do forno e passar os biscoitos ainda bem quentes por açúcar. Se preferir, pode adicionar canela em pó ao açúcar que fica uma delícia.,
Colocar os biscoitos em uma caixa com tampa, que eles conservam-se por bastante tempo.
Veja também