Banoffe de banana: sobremesa infalível
Apesar de não cultivarem bananas na Inglaterra, foram os ingleses que inventaram essa sobremesa incrível, que leva o nome de “banoffe de banana“.
A torta de banoffee é uma das sobremesas mais famosas das ilhas britânicas. Uma torta simples, sem fermento, que consiste em camadas que começam com uma massa de biscoito, caramelo, bananas fatiadas e cobertura de chantilly.
Pronuncia-se ban-off-fee e é uma receita fácil de torta que parece digna de uma boa sobremesa de confeitaria. Ao servir a torta aos convidados, você vai causar estupefação e vai ter gente pedindo uma segunda fatia.
Banoffe de Banana
Essa torta foi inventada no início dos anos 70 pelo proprietário do Hungry Monk Restaurant, Nigel Mackenzie, e seu chef Ian Dowding. Banoffee (a combinação de banana e caramelo) já virou verbete no dicionário oficial da língua inglesa.
O ideal é usar uma forma de 25 cm com um fundo removível, o que facilita a retirada da torta.
VEJA TAMBÉM: Rosquinhas deliciosas de maisena
O caramelo da torta inglesa é o nosso velho conhecido doce de leite condensado, que é obtido com o cozimento da lata. O ideal é cozinhar o leite condensado na panela de pressão porque, se a lata não estiver submersa, existe o perigo de explodir e fazer aquela sujeirada na cozinha, além do evidente perigo que uma explosão dessas pode significar.
A base da massa é de biscoito. O “toffee”, no caso o doce de leite, vai sobre ela. Por cima vem a camada de bananas e, para finalizar, o chantilly.
Ingredientes
- 200 gramas de bolacha maisena triturada no liquidificador
- 1/2 barra de manteiga (100 g)
- 2 latas de leite condensado cozido
- 10 bananas maduras
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 2 caixinhas de creme de leite
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Canela em pó a gosto
O que fazer
Com a ponta dos dedos, triture a bolacha, junto com a manteiga, até formar uma massa lisa. A seguir, forre a forma com essa massa e asse em forno pré aquecido a 180 graus por 10 minutos. Isso no caso de você querer desenformar a torta. Se preferir servir na forma mesmo, não precisa assar, basta colocar no congelador até ficar bem durinha.
Para fazer o recheio, cozinhe o leite condensado em uma panela de pressão por 30 minutos. Coloque o doce obtido sobre a massa fria e, com a ajuda de uma espátula, alise para ficar plano.
As bananas devem ser cortadas em rodelas e molhadas em suco de limão para não escurecerem. Coloque as bananas sobre o doce de leite cozido. Por cima, é colocado o chantilly, que você obtém batendo o creme de leite e o açúcar.
VEJA TAMBÉM: Nega Maluca deliciosa e fácil de fazer
Com uma peneira pequena, espalhe a canela por cima do chantilly. Se preferir, substitua por pó de café ou chocolate em pó. Deixe a torta na geladeira por três horas antes de desenformar.