Atenção aos sintomas da trombose venosa profunda: um coágulo de sangue pode ser fatal.
Seu corpo bomba sangue pelas veias para chegar ao coração e depois regressar o tempo todo, sem pausa.
Mas, quando isso para de acontecer, indica que pode ter acontecido uma coagulação do sangue, chamada de flebite ou trombose venosa profunda.
Infelizmente, qualquer pessoa pode sofrer com essa enfermidade, que costuma acontecer nas pernas. A formação de coágulo acaba bloqueando o fluxo sanguíneo, o que oferece muito inchaço e dores intensas.
Saiba que, vários fatores podem potencializar a trombose. Um exemplo é: quando a pessoa fica muito tempo deitada ou sentada. Mulheres gestantes também podem apresentar essa condição, pois nesse período o aumenta da pressão exercida sobre as veias da pélvis e das pernas são maiores.
Além disso, alguns tratamentos médicos podem ocasionar a trombose, pois existe um acúmulo de substâncias no organismo que facilitam a formação desses coágulos.
Outros fatores que podem facilitar o surgimento dessa doença são: a obesidade, insuficiência cardíaca, tabagismo e infecções gastrointestinais.
Seus sintomas são:
- Fraqueza muscular
- Inchaço da perna afetada
- Calor, vermelhidão ou cor azulada na perna afetada
- Dor forte no local, que aparece e vai embora do nada, podendo se tornar intensas em práticas esportivas ou em simples caminhadas.
Em estágios mais avançados da doença, pode aparecer:
- Tosse seca
- Fadiga ou falta de ar
- Sudorese
- Aumento da temperatura corporal
- Pressão ou dor no peito
Medicamentos alternativos e terapias podem ajudar no tratamento da doença, mas o recomendado é a prevenção.
Pensando nisso, selecionamos algumas das atitudes que podem evitar o problema. Veja:
1 – Beber vinho tinto ou suco de uva
Estudos comprovaram que substâncias flavonoides presentes nas uvas roxas ajudam a prevenir coágulos de sangue. Sendo assim, os médicos aconselham uma taça de vinho tinto ou de suco de uva nas refeições.
2 – Beber bastante água
O indicado é beber no mínimo 2 litros de água por dia, pois a desidratação deixa o sangue bem mais grosso, o que dificulta a circulação.
3 – Comer alho diariamente
Nesse caso, é melhor que você procure consultar um medico para saber qual quantidade de alho você pode consumir ao dia.
4 – Consumir azeite de oliva virgem
Estudos comprovaram que os fenóis do azeite virgem podem colaborar na prevenção dos coágulos sanguíneos.
5 – Consuma kiwi
Ao adotar uma dieta rica em frutas e vegetais você trará muitos benefícios a sua saúde cardiovascular. Estudos comprovaram que o kiwi tem propriedades que podem evitar a obstrução sanguínea.
Atenção: Antes de dar início a qualquer tipo de tratamento, mesmo que ele seja natural, o aconselhável é que você procure seu médico.