Arroz Parboilizado Soltinho
Cozinhar arroz parece que é fácil, mas muita gente tem dificuldade em cozinhar o arroz soltinho. Como vocês sabem, aqui no blog eu só ensino a fazer receitas fáceis mas ainda não tinha ensinado a fazer o arroz soltinho com aquele gosto de casa da avó.
Arroz Parboilizado Soltinho
Muitos dos leitores e leitoras aqui do blog é gente que está iniciando na cozinha, mas também tem muita gente experiente que até hoje tem dificuldade em deixar o arroz soltinho. Foi pensando nisso que eu resolvi ensinar aqui hoje como fazer o arroz parboilizado soltinho. Ué? Arroz parboilizado? Sim, esse mesmo e eu vou explicar o porquê.
Para quem não sabe, o arroz parboilizado passa por um processo que deixa ele mais nutritivo que o arroz branco comum. Isso quem diz são os especialistas. Isso porque o arroz parboilizado é previamente aquecido em água, fazendo com que os nutrientes do embrião e do farelo migrem para o interior do grão, se fixando ali.
Dito isso, que tal aprender a fazer aquele arroz paraboilizado soltinho para acompanhar o feijão e a carne do seu almoço do dia a dia? Se não tiver o paraboilizado, pode fazer com o arroz branco que vai ficar soltinho do mesmo jeito. Ah, essa receita serve duas pessoas. Se quiser fazer mais, é só dobrar ou triplicar os ingredientes.
Rende 2 porções com aproximadamente 223 Kcal cada porção
Veja também: Arroz com lentilha
Ingredientes
- 1 xícara de chá de arroz
- 2 xícaras de chá de água
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de cebola picada
- 2 colheres de sopa de azeite ou óleo
- Sal a gosto
O que fazer
Em uma panela, refogar a cebola no azeite até ela ficar transparente. A seguir, acrescentar o alho e refogar só um pouquinho (cuidado para não queimar o alho!).
Feito isso, adicionar o arroz e refogar tudo por cerca de 1 minutos.
Adicionar a água, o sal e mexer um pouquinho.
Tampar parcialmente a panela e cozinhar até secar a água.
Desligar o fogo e tampe completamente a panela, deixando a panela tampada por 5 minutos até o arroz cozinhar completamente no seu próprio vapor (essa etapa é importante, pois vai deixar o arroz soltinho e cozido da forma certa).
A seguir, servir o arroz.
Veja também