Arroz à Piamontese
Hoje eu trago aqui a receita de um arroz sofisticado para você fazer em ocasiões especiais, como, por exemplo, a quadra natalina que se aproxima. O prato é Arroz à Piamontese que, apensar do nome italiano, é uma receita tipicamente brasileira.
Arroz à Piamontese
Esse arroz surgiu por causa da dificuldade que os cozinheiros brasileiros tinham antigamente em encontrar o arroz arbório, que é o arroz recomendado para o risoto. Por causa disso, começaram a usar creme de leite na receita pra simular a cremosidade que é obtida no cozimento do arroz arbório.
Foi então que surgiu o arroz à moda piamontesa que, apesar de não ser o arroz mais rápido de preparar que existe, é um prato sofisticado que serve como um acompanhamento de luxo. Essa receita eu aprendi com uma amiga minha que trabalha em um restaurante chique, onde ela aprendeu a fazer todo tipo de prato. Confira aqui o passo a passo que eu tenho certeza que você vai amar esse arroz, que pode servir de acompanhamento para diversos pratos, como carnes, aves e peixes.
Veja também: Bolinho de Arroz SEM Glúten
Veja também: Arroz com Brócolis
Ingredientes
- 1 copo americano de arroz cru
- 100 g de manteiga
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 dentes de alho espremidos
- 1 cebola média
- 1 vidro de champignon
- 100 ml de vinho branco seco
- 1 lata de creme de leite
- 100 g de queijo parmesão (ou muçarela)
- 1 pitada de noz moscada
- Sal e pimenta do reino a gosto
O que fazer
Em uma panela, derreter 50 gramas de manteiga e o azeite de oliva.
Adicionar o alho e a cebola bem picadinhos.
Refogar a cebola e o alho por um minuto e acrescentar o arroz
Fritar ligeiramente o arroz, sempre mexendo, e depois acrescentar um copo de água
Continuar mexendo até a água começar a ferver um pouco e então acrescentar o vinho branco seco. Refogar um pouco mais
Por fim, acrescentar mais um copo de água, a noz moscada, o sal e a pimenta a gosto. Tampar a panela para cozinhar o arroz
Enquanto o arroz cozinha, cortar o champignon em fatias
Derreter o restante da manteiga e uma colher de azeite em uma frigideira e, quando estiver bem quente, fritar os champignons até ficarem um pouco dourados. Reservar.
Quando o arroz estiver bem sequinho, despejar o creme de leite e o champignon com seu molho, o queijo parmesão, mexendo até misturar bem os ingredientes
Cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos, mexendo sempre para não grudar na panela, até o queijo derreter.
Desligar o fogo e tampar a panela, deixando por uns 10 minutos a mais, para o gosto entranhar bem no arroz. Servir a seguir.
Veja também: Arroz com Bacalhau