8 Sinais que indicam que você pode ter câncer no fígado e não sabe
Algumas pessoas podem não saber, mas o câncer no fígado é muito agressivo e seus sintomas costumam surgir em sua fase mais avançada apresentando, olhos avermelhados, enjoos contínuos, perda de peso, perda de apetite e dores no abdômen.
Pacientes com gordura no fígado, cirrose hepática e usuários de anabolizantes costumam ter mais probabilidades de apresentar esse tipo de tumor, que pode ser identificado por meio de um exame de imagem, capaz de detectar precisamente nódulos no fígado.
Dependendo da gravidade e do tamanho que o tumor está, o tratamento se resume em cirurgia e quimioterapia, sendo que, quando mais cedo ele for identificado, maiores serão as chances de cura.
Mas, quando a cura não é possível, a pessoa pode ter em média 5 anos de sobrevida, mas que pode variar de acordo com o desenvolvimento do tumor e de outras enfermidades do paciente.
Veja quais são os 8 sinais mais comuns que podem indicar o câncer no fígado
- Enjoos constantes;
- Coceira intensa na pele;
- Inchaço no abdômen;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Dores na barriga, especialmente no lado direito;
- Olhos e pele amarelados;
- Cansaço em excesso;
- Perda de apetite.
Esses sintomas costumam surgir quando o tumor já está muito evoluído e em pacientes que:
- Diabéticos;
- Com cirrose;
- Com Hepatite B ou C e com alguma infecção crônica;
- Com gordura no fígado;
- Que usam algum tipo de anabolizante;
- Que consume álcool demasiadamente.
É comum que, o tratamento para o câncer no fígado seja por meio de uma retirada cirúrgica de toda a área que está afetada do fígado.
Pode ser que seja preciso iniciar quimioterapia ou radioterapia para que esse tumor diminua, o que facilitada a sua retirada.
Mas, se o paciente estiver com cirrose, a remoção se torna complicada, por isso, talvez seja recomendado pelo médico a realização de um transplante de órgão.