50% dos casos de câncer de cólon podem ser evitados se fizer estas 7 coisas
Infelizmente, o câncer de cólon está ocupando o terceiro lugar no ranking dos tumores que mais afetam a população brasileira, com mais de 40 mil casos registrado no ano de 2020.
Esse grave tumor poderia ser evitado se as pessoas fizessem uma alimentação equilibrada, mantendo sempre hábitos saudáveis.
Aqueles que fazem uma dieta rica em carnes vermelhas, processadas e carnes que passam por um calor muito intenso, como a carne de churrasco, estão mais propensos a adquirir o câncer do cólon.
Sintomas e sinais do câncer de cólon
Geralmente essa enfermidade não apresenta sintomas durante seu estágio inicial, mas, conforme vai progredindo, pode causar obstruções intestinais e sangramentos. Seus sintomas mais comuns são:
- Dores intensas na hora de evacuar;
- Falta de apetite;
- Diarreia ou prisão de ventre constante e que não passam;
- Sangramento nas fezes;
- Perda de peso sem motivo aparente.
50% dos casos de câncer de cólon poderiam ser evitados se as pessoas adotassem alguns cuidados essenciais.
É necessário, por exemplo, manter uma alimentação equilibrada, consumir vegetais, alimentos ricos em fibras e manter-se no peso ideal.
Sem falar que, evitar o consumo de alimentos refinados como as comidas industrializadas também é algo muito benefício a nossa saúde.
Há alguns anos atrás, essa noticia caiu como uma bomba na vida das pessoas: de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a carne processada, por exemplo, é uma das maiores responsáveis pelo aparecimento do câncer no cólon.
As pesquisas médicas apontam que somente 5% ou 10% dos cânceres de cólon são resultados da genética.
Uma alimentação inadequada é considerada culpada por 35% dos casos, o tabaco está com 30% e, por fim, 20% tem a causa nas infecções.
Pensando nisso, reunimos algumas das medidas que você precisa tomar se deseja evitar o câncer de Cólon; veja:
1 – Consuma mais fibras
Um estudo divulgado em 2005 concluiu que, 10g de fibras consumidas diariamente pode diminuir em 10% o risco de desenvolver o tumor.
2 – Comer mais vegetais e frutas
Por ter um grande poder antioxidante, os vegetais ajudam a diminuir os riscos de tumores no cólon. Comer ameixa também pode ser um ótimo remédio preventivo, pois ela não deixa que a proliferação de bactérias intestinais aconteça.
3 – Evitar Carnes processadas (embutidos)
Muitas pessoas nem imaginam, mas esse tipo de alimento possui inúmeras substâncias químicas. Bacon, presunto, salsicha, pepperoni e hambúrguer são alguns dos grandes vilões da nossa saúde.
4 – Otimizar os níveis de vitamina D
Quando nosso organismo está carente dessa vitamina, pode ser mais fácil apresentar o câncer de cólon. Por isso, é importante consumir suplementos vitamínicos, além de tomar moderados banhos de sol.
5 – Consumir alho
Esse alimento é um dos grandes inimigos das células cancerosas. Por isso, inclua ele na sua dieta se quer diminuir em mais de 30% suas chances de desenvolver o câncer de cólon.
Uma dica: para melhorar o seu sistema imunológico, consuma água de alho por seis meses.
A partir dos 50 anos, temos mais chances de desenvolver Câncer de cólon, por isso, realize exames rotineiros.
6 – Mantenha um peso saudável
Estudos comprovaram que pessoas que estão com excesso de peso apresentam mais chances de sofrer com esse tipo de câncer.
7 – Limite o consumo de álcool e não fume
Algumas bebidas alcoólicas carregam diversos produtos químicos perigosos. Por isso, se for consumir álcool, faça isso com moderação.