2 Semanas antes de sofrer um ataque cardíaco, o seu corpo emite estes sinais
As doenças do coração são algumas das principais causas de morte no mundo todo. Aproximadamente 25% dos óbitos vem desse problema. Porém, recorrendo a uma dieta equilibrada, bons hábitos e atividade física regulamente, é possível prevenir até 90% das doenças cardiovasculares.
Com o grande acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias do coração, elas se tornam mais estreitas e, com isso, diminuem o fluxo de sangue.
Com o aumento elevado dessas placas, o fluxo de sangue pode ser totalmente bloqueado e é quando algo fatal acontece com seu corpo.
Como a grande maioria dos medicamentos não são capazes de eliminar essas placas de colesterol, isso aumenta consideravelmente os riscos de um ataque cardíaco acontecer.
O ataque cardíaco é muito traiçoeiro, pois pode acontecer de maneira imprevisível. Sem falar que, 20% dos ataques cardíacos são assintomáticos. Ou seja, acontecem de um jeito repentino.
Sendo assim, é essencial conhecer os sintomas que podem dar o aviso de que um eventual ataque do coração pode estar para chegar.
Pensando nisso, reunimos 6 sinais do infarto do miocárdio que começam a se manifestar em até duas semanas antes. Veja:
-
Intensa pressão no peito
Uma dor no peito ou sensação de pressão não pode ser ignorada. Isso pode ser um sinal claro de que algo não está indo bem com seu coração e que você precisa ir buscar ajuda urgente.
Uma dor persistente no peito é um sinal de que um ataque cardíaco está iminente. Se a dor percorrer para o pescoço, braços, ombros e costas, ligue imediatamente para uma ambulância e vá para o hospital mais próximo.
-
Fadiga crônica
Se a pessoa acorda já se sentindo cansada e não tem forças para realizar suas atividades rotineiras, isso pode estar indicando um futuro ataque cardíaco.
O cansaço em excesso indica que o coração está trabalhando de maneira mais forçada para fazer o sangue circular.
-
Falta de ar
Coração e pulmão trabalham juntos. Sendo assim, quando surge problema em um dos órgãos pode causar problemas no outro.
Essa diminuição do fluxo arterial causada pelas placas de gordura acaba impedindo que o fluxo normal do sangue aconteça, fazendo com que os pulmões não recebam sangue suficiente, o que faz com que a pessoa fique sem ar para respirar.
-
Sintomas de resfriado ou gripe
Pode até parecer estranho, mas muitas pessoas que sobreviveram a um ataque cardíaco contaram que sentiu sintomas de gripe ou resfriado antes do ataque cardíaco.
-
Mudança de humor
Sentir medo sem ter uma razão especifica pode ser um sinal de que está faltando oxigênio no seu corpo. Se o humor passa de tranquilo e feliz para ansioso ou triste sem motivo, é capaz que o organismo esteja tentando enviar um alerta sobre um possível ataque cardíaco.
Logicamente que, somente um dos sintomas acima citados não configura o risco de um ataque cardíaco. Mas se dois ou mais dos sintomas acima aparecer, é preciso buscar ajuda ao invés de simplesmente tomar remédios para se libertar dos sintomas.
Dê atenção aos sinais que seu corpo oferece e seja saudável, tendo uma vida equilibrada.
-
Suor frio
Esse é um dos sintomas mais conhecidos do ataque cardíaco. Isso ocorre porque o coração não está recebendo sangue oxigenado suficientemente.
Sendo assim, o cérebro acaba sofrendo com a falta de oxigênio, dificultando a circulação do sangue, o que deixa a pessoa mentalmente confusa, com um suor frio na testa.